terça-feira, 22 de março de 2011

Católicos croatas e a cristãofobia.

Uma professora é processada por supostos comentários sobre homossexualidade

ZAGREB, domingo, 20 de março de 2011 (ZENIT.org) - Os católicos croatas não estão acostumados a fazer manifestações públicas, mas nessa semana foram às ruas para protestar contra a cristãofobia no país.

Em nota enviada a ZENIT, Vincent Batarelo, um leigo da comunidade virtual Vigilare, informou que a manifestação, pacífica, ocorreu na segunda-feira em frente a um fórum de Zagreb, onde uma professora de religião foi denunciada por uma organização lésbica. A Vigilare ajudou a organizar a manifestação.

O grupo lésbico, Kontra, apresentou denúncia contra Jelena Mudrovcic porque ela teria afirmado que a “homossexualidade é uma doença”.

A professora negou as acusações e afirmou que apenas ensinou o que está escrito no livro-texto de religião.

A estudante que denunciou Mudrovcic não participou da aula, mas comentou o fato com sua mãe, Marina Vukusic, que encaminhou as acusações contra a professora ao grupo ativista lésbico.

O Kontra invocou uma lei de combate às discriminações aprovada há poucos anos na Croácia. Na ocasião, os representantes da Igreja haviam protestado alegando que a lei poderia ser usada para suprimir a liberdade religiosa, afirmou Batarelo.

O sistema educativo estatal permite as aulas de educação católica como cursos opcionais, mas o Kontra afirmou sua intenção de mudar este quadro.

Mais de 200 católicos se manifestaram diante do fórum com cartazes pedindo Stop Christianophobia.

Batarelo explicou que se trata de “um momento histórico, pois é a primeira vez nos vinte anos de independência da Croácia que os católicos saíram às ruas".

"O objetivo foi atingido e criamos um padrão para ações futuras".

Batarelo observa que esta notícia é “especialmente pertinente para animar os católicos e os cristãos na Europa oriental, antigos países comunistas, a lutarem pelas suas crenças”.

Um comentário:

Luciene disse...

Vai ser um trabalho de muita perseverança tendo em vista que a própria mãe fez uma denúncia de um fato que se quer ela e a filha presenciaram. Mas serviu para que abram os olhos para tamanho absurdo.