terça-feira, 29 de abril de 2008

Heresia. Gnosticismo (Sécs. I e II)

Para os Gnósticos "A matéria é má!" esse acaba sendo o lema e a definição mais estreita do que vem a ser essa heresia. A idéia foi parafraseada, para não falar plagiada de alguns antigos filósofos gregos, especialmente com influências do neoplatonismo e dos pitagóricos e confronta com o ensinamento Católico por alguns motivos em especial:

a) Contradiz Gênesis 1,31: "Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom",

b) Vai, ainda contra a passagem de João "todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus..." (l Jo 4.3). Nega, assim, a própria Encarnação do Verbo. Pela lógica se a matéria é má em si, então Jesus não poderia ser verdadeiro Deus e verdadeiro homem, já que em Cristo não existe nada que seja mau. Seria o mesmo que negar a divindade de Cristo ou, por outro lado, aceitar que Cristo aceitou o mau em si ao se fazer homem.

Esse caminho lógico os gnósticos também percorreram e, por isso boa parte deles negavam a Encarnação disseminando o ensinamento falso de que Cristo apenas "parecia" homem, mas essa sua humanidade era apenas ilusória. Cristo estaria, portanto, encenando tudo. Estaria enganando todos em volta e não teria, sequer, sentido a dor da crucificação.

Quanto à passagem de Gênesis que já colocamos, não era coerente que negassem a verdade do texto, porque senão negariam, por tabela ou trás tantas verdades que usavam. Sedo assim, alguns Gnósticos, reconhecendo o texto de Gênesis que afirma que Deus criou a matéria, que eles diziam má, chegaram à conclusão de que o Deus dos Judeus era uma divindade maligna e oposta, diferente do Deus de Jesus Cristo, do Novo Testamento. Assim, para os gnósticos, existem dois deuses: o deus criador imperfeito, que eles associam ao Jeová do Velho Testamento e outro, bom, associado ao Novo Testamento.

Os gnósticos consideram que o homem vive neste mundo em estado "anti-natural", já´que está submetido a todo tipo de sofrimentos e que não tem controle sobre eles. Na doutrina dessa heresia, é preciso que o homem se liberte deste sofrimento, tal libertação só pode advir pelo conhecimento.

Segundo os Gnósticos, havia também certos intercessores que eram seres divinos. A esses intercessores se dava o nome de “aeons”. Eles eram mediadores entre o homem e o Deus que era inatingível. O mais baixo de todos esses "aeons" que estava em contato direto com os homens teria sido Jesus Cristo.

Esse movimento reivindicava a posse de conhecimentos secretos (a "gnose apócrifa", em grego) que, segundo eles, os tornava diferentes dos cristãos indiferentes a este conhecimento. Essa tese parece muito parecida, e por isso podemos já afirmar que copiada por alguns autores de sucesso internacional que ultimamente procuraram explorar essa idéia do secreto que, na verdade nunca existiu.

A Heresia teve origem, muito provavelmente na Ásia menor, e suas bases filosóficas eram pagãs, e floresceram na Babilônia, Egito, Síria e Grécia. O gnosticismo fazia uma verdadeira salada de elementos da Astrologia e mistérios das religiões gregas, como os mistérios de Elêusis (segredos de culto), com as doutrinas do Cristianismo. Em sentido mais abrangente, o Gnosticismo significa "a crença na Salvação pelo Conhecimento" (Joan O'Grady).

Gnose é um termo que tem por origem etimológica a palavra grega "gnosis", que significa "conhecimento". Mas não se trata de um conhecimento racional, científico, filosófico, teórico e empírico (a "episteme" dos gregos), mas de caráter intuitivo e transcendental; "Sabedoria".

Nos dias atuais essa heresia continua a persistir de maneira quase igual na chamada "Nova Era". Está presente, também, em outras formas, até porque ela é a heresia que serviu e serve de alicerce de muitas outras, como o protestantismo (com sua negação dos Sacramentos e da Maternidade Divina da Santíssima Virgem, advindos de uma visão gnóstica segundo a qual a religião verdadeira é puramente espiritual: Igreja invisível, sem meios visíveis de transmissão de graça etc.).

4 comentários:

UNIJOPE - União dos Jovens de Peniel disse...

Muito bom o estudo sobre o gnosticismo. Há uma observância a fazer: Quanto aos "Aeons", que eram uma forma de mediadores entre Deus e os homens, essa é uma prática muito utilizada no Catolicismo, aonde os 'santos rogam por nós'. Essa raiz gnóstica adentrou em nossa Igreja Católica e está presa até os dias atuais, contradizendo S. Paulo em sua carta a Timóteo (1 Tm.2:5).
Parabéns pela pesquisa, Deus o abençoe.

Pastoral da Família Nossa Senhora da Conceição disse...

OLA TUDO BEM,SOU PROTESTANTE,E NAO GNOSTICO,MARIA DEU A LUZ AO SEU PRIMOGENITO(SEU PRIMEIRO FILHO)E JOSE NAO A CONHECEU ATE QUE ELA DEU A LUZ,PARA NAO CONTAMINAR O FETO,QUE ERA JESUS,UMA BOA PARTE DOS RITUAIS CATOLICOS TEM ANCEDENCIA PAGA,CULTO AOS MORTOS E TANTOS OUTROS,.QUE JESUS CRISTO TE DER SABEDORIA E CONHECIMENTO,MAIS DOQUE VOCE JA TEM UM ABRAÇO FICA NA PAZ!!VAI NESSA TUA FORÇA,O REINO DE DEUS ESTA PERTO DE VOCE!!

Emanuel Jr. disse...

Sobre o amigo acima tenho algumas questões a colocar e algumas dúvidas a sanar:

1) Não entendi o seu nome uma vez que é protesta e seu texto não tem nada a ver com o que escreveu. Se puder me sanar essa dúvida do porque de usar esse login eu agradeceria;

2) Parabéns por se auto designar protestante. É um bom início.

3) Parabéns pelo tom que usou. É assim que se debate: coloca-se as diferenças e discutimos ssem acusações e de peito aberto para ouvir coisas novas;

4) Como você lançou uma série de argumentos afirmando ser a Igreja pagã (algo paradoxal), gostaria de discutir o assunto, um por um, com você, aqui, pode ser?

Anônimo disse...

O articulista disse q o protestantismo afirma que a maternidade de Maria acerca de Jesus não foi divina mas isto não é verdade. O protestantismo acredita na biblia como unica regra de fé e prática conforme ela mesma diz q tem que ser.Assim o protestantismo diz sim q a concepção de Jesus foi divina e quanto aos sacramentos o protestantismo cumpre todos aqueles descritos na palavra de Deus sabendo que eles não levam a salvação ou perdão e sim apenas Jesus conforme a propria palavra de Deus.Esta é a verdade.Faltar com a verdade é algo que não provem de Deus e sim do diabo.