quinta-feira, 26 de março de 2009

A IGREJA CATÓLICA CONFESSOU QUE ERROU.

Existe uma série de mentiras deslavadas que são lançadas na internet contra a Igreja. Qual Igreja, ora, a única. Não vou mais em meus textos por aqui ficar dizendo Igreja Católica, é Igreja e pronto. Uma dessas mentiras deslavadas que são jogadas em nossa cara todas as vezes que entramos em qualquer discussão em defesa da Igreja é a de que, por intermédio de João Paulo II, a Igreja teria confessado oficialmente que errou. Mentira!

Muita gente já rebateu o texto desse indivíduo mas eu ainda não, então vamos lá à argumentação. Vou colar apenas um excerto do texto e quem quiser dá um pulinho link e se enojem a vontade:

"O que acontece é que a Igreja Católica Apostólica Romana admite oficialmente que errou, que a salvação não é obtida pelas boas obras. Atenção: segundo o acordo, ambas as partes passam a professar que a salvação decorre da graça de Deus e não das boas obras. Segundo: só se chega à salvação pela fé. Terceiro: embora não levem à salvação, as boas obras são conseqüências naturais da fé; em outras palavras, o cristão faz boas obras, não para se salvar, mas como um testemunho de fé. Isso foi tudo o que a igreja protestante pregou até hoje e agora a igreja católica vai assumir que estava errada e vai passar a pregar isto. Porém, esta notícia que parece ótima, na verdade encerra alguns problemas muito graves. Por exemplo, a salvação decorre da graça de Deus e não das obras. Este ponto é gravíssimo e eu quero ver como a igreja católica resolverá o problema do purgatório, a questão da missa do sétimo dia, a questão da missa da intenção das almas. Eles terão que parar com isso, porque se a salvação decorre pela fé e não pelas obras, eles não poderão mais rezar missa em intenção da alma de ninguém." Pr. Juanribe Pagliarin. (http://www.pregadoresdotelhado.org.br/extras/a_igreja_catolica_confessou.php)

Agora vamos entender a história de verdade.

A Igreja nunca mudou sequer uma vírgula do seu ensinamento, por nós chamado magistério. Quem dirá tenha confessado algum erro, o que seria impossível devido a todo o ensinamento que temos e sabemos que Jesus tenha deixado à sua santa e una Igreja.

Já há mais de 20 séculos a verdade suprema ensinada na Igreja é a salvação pela graça. Temos um indivíduo chamado Lutero que resolveu, de uma hora pra outra querer mudar isso, mas ai já é outra história. O primeiro Papa, São Pedro, assim designado nominalmente pelo próprio Deus Filho, Jesus Cristo, disse: "Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles." (At 15,11). O Catecismo da Igreja Católica, dedicado pelo Papa João Paulo II à Igreja menciona que "Nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder a seu convite: tomar-nos filhos de Deus, filhos adotivos participantes da natureza divina, da Vida Eterna." (1996).

Já o Sr. Que se autodenomina “pastor” Juanribe Pagliarin, adepto do “somente a fé” (sola fides) que salva, advinda do excomungado Lutero, agora derrapa dizendo: “Isso foi tudo o que a igreja protestante pregou até hoje...”. – Fala sério! Não era o “somente a fé” que salva, que esse povo pregava e continua pregando, “mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares de vezes ao dia”? Dizia Lutero, fundador do protestantismo, baseado no seu “somente a fé”:

“... Seja um pecador e peque fortemente, mas creia e se alegre em Cristo mais fortemente ainda...Se estamos aqui (neste mundo) devemos pecar...Pecado algum nos separará do Cordeiro, mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares de vezes ao dia”. (Carta a Melanchthon, 1 de agosto de 1521 (American Edition, Luther's Works, vol. 48, pp. 281-82, editado por H. Lehmann, Fortress, 1963).

Essa "fé" que Lutero tanto pregou em vida, apesar de dirigida pela vontade, é um ato do intelecto. Apesar de necessária à salvação, não é suficiente e sabemos bem disso. Tiago diz que até mesmo os demônios têm esta fé (Tg 2,19). Não poderia deixar de ser. Lembro-me de uma expressão que dizia que crer em Deus até o diabo crê, e como crê. Aliás é o que mais crê. É por este motivo que Tiago diz: "Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?" (Tg 2,24). Infelizmente, Lutero designou esta carta do Apóstolo de "Carta de Palha". Claro, caso contrário não poderia justificar sua loucura. Ele não compreendeu absolutamente nada do que Tiago estava querendo dizer (sobre a fé de Abraão): "Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas" (Tg 2,22). Através do erro do pai do protestantismo, as seitas protestantes até hoje, pregam que seus seguidores já estão “salvos” só porque simplesmente “crêem” em Jesus. Fácil né? Se assim fosse, iriam encontrar com Lúcifer no céu.

Mas vamos ao que interessa. A Igreja Católica é a que estava no princípio. Tens dúvida? Vejamos então:

Santo Inácio, que conheceu São João, autor do Apocalipse, dizia: “Onde estiver o bispo, está o povo, assim como onde está Jesus Cristo, está a Igreja Católica”. ( Sto. Inácio de Antioquia, Carta aos Esminenses, 8, ano 106 d.C.).

Muito antes de Constantino pensar em existir e de Teodósio imaginar oq eu era ser imperador, já dizia São Cipriano no ano 249: “Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.” (Epist. 55, n.1, Hartel, 614); “E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja Católica.” (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4); “Roma é a matriz e o trono da Igreja Católica.” (Epist. 48, n.3, Hartel, 607).

O Historiador Optato de Milevi, no ano 367, registrou: "Na cidade de Roma, quem por primeiro se sentou na cátedra episcopal foi o Apóstolo Pedro, ele que era a cabeça de toda a Igreja, (...) Os apóstolos nada decidiam sem estar em comunhão com esta única cátedra (...) Recorde a origem desta cátedra, todos que reinvidicam o nome da Santa Igreja Católica..." (O Cisma Donatista 2:2).

Quinze séculos depois me vieram com essa balela de que a Igreja Católica não é a Igreja de Cristo e que ela pode errar e todas as babozeiras que já conhecemos. Vinte e um séculos depois continuam querendo nos enganar. Dizia Santo Agostinho, nascido em 354, antes do “381” do nosso afamados “pastor”: “Eu não acreditaria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja Católica." (Sto. Agostinho, Contra epistulam Manichaei quam vocant fundamenti, 5,6).

A Igreja Católica não erra por um simples fato: é a Igreja de Cristo (Mt. 16,18 ss). Será porque que nenhum protestante consegue me interpretar essa passagem. Quem erra são as pessoas a frente da Igreja, mas nunca a Igreja. Qual a diferença? Várias. O Papa não erra em questões de fé e moral. Os dogmas são questão de fé. É tudo uma questão de lógica simples. Não precisa nem queimar muita massa cinzenta pra entender.

17 comentários:

Anônimo disse...

aconslhava voce a ver o filme «OS BORGIA»

Emanuel Jr. disse...

Tem certos temas de filmes que me canso de ver. Posso saber qual o intuito de me aconselhar esse filme? Lembre-se que sobre essa família dá pra escrever livros e livros e mentira em cima de mentira, aliás como já foi feito muitas vezes.

Anônimo disse...

Não seja assim tão radical porque essa familia já foi estudada por gente muito credenciada dentro da propria igreja romana. E quanto aos dogmas serem uma questão de fé...Uma mentira muitas vezes repetida, por vezes passa a seer verdade.Já ouvui falar no dogma da imaculada conceição? Em que ´Biblia o mesmo se encontra narrado?

Unknown disse...

Amigo, no livro do apocalipse ou revelação temos cartas às sete igrejas e em todas haviam erros. Mas dissestes em ecrto ponto que a igreja católica nunca errou. Opa. E queimar gente viva? Queimar Bíblias até mesmo aqui no Brasil durante a inquisição que de santa não tinha nada? Sabes quando surgiu a igreja católica apostólica romana? Foi bem depois das escenção de Jesus e até mesmo depois da morte dos apóstolos. Tenho profundo respeito pelo catolicismo, eu era católico, mas só até começar a ler a Bíblia e ver que a maioria de ritos não são bíblicos e sim por tradição que são feitos, desde fazer o sinal da cruz até uma missa de sétimo dia. Ei... quem acreditava que podia ajudar os mortos eram adoradores de deuses pagãos... se lembra quando Jesus disse "Deixai que os mortos enterrem seus mortos."? Batismo para a remissão de pecados. Amigo, Jesus tinha pecado? Mas Ele foi batizado por João... e aí? Pra que serve então o batismo? Serve para a remissão de pecados sim e também é uma declaração pública de que se aceitou e reconhece Jesus como único e suficiente salvador, mas não de criancinhas que não sabem o que fazem, muitas ainda nem aprenderam a falar. E purgatório é piada, fui pesquisar a origem, amigo, a Bíblia nunca falou, nem em hipótese desse lugar, ele só serviu pra igreja católica construir o Vaticano com dinheiro das pessoas que pagavam para os parentes saírem dessa "ante-sala do inferno". Se a oração de alguém vai me salvar então to de boa... O que tem de parente que reza por mim... Mas só eu posso fazer isso, da mesma maneira que não sou condenado por alguém não posso ser salvo por causa dos atos de alguém, ainda mais depois de morto... Mas desculpe, deve ser algum transtorno, por que a igreja católica não erra, não é? Nem quando mostram outros caminhos para chegar a Deus... "Eu sou O caminho, A verdade e A vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim." Amigo... Pare e reflita, tradicionalismos que a gente nem sabe de onde veio não nos aproximam de Deus, o conhecimento de sua palavra sim... Sabia que antes padres podiam casar? Pesquise e verás que o casamento deles foi proibido por interesses financeiros e não espirituais. Po, até a camisinha é pecaminosa... po... e porque? Porque alguém disse e ponto! Amo Jesus, só eu sei o que Ele fez por mim na minha vida e antes dela existir. Mas pense quantos evangélicos viraram católicos e quantos católicos viraram e estão virando evangélicos. E reforço que não é por causa de "ir com as outras" e sim por refletir que o que a mamãe e o papai ensinaram estava errado porque ensinaram errado e assim foi, sabe por que? Porque se alguém levantasse a voz ou a mão um padre gritava "Queima!" e desde então não houve mas questionamento e o "porque sim" virou resposta. Deus não usa essa expressão se usasse não deixaria a Bíblia, não existe livro mais explicativo que esse, mas cabe a nós buscarmos a explicação e não só ficar no que a gente escuta dos homens, mas através da leitura da palavra saber o que sai da boca de Deus. Sou um fedelho perto do senhor, nos meus 23 anos de idade fiz jornalismo e agora direito, nunca cursei teologia, não falo grego e nem latim, mas sei o que é sentir o Espírito Santo e dançar na presença de Deus. Letras não explicam isso. Amigo, um conselho: Faça como os apóstolos - Pare de ver o natural e busque a essência espiritual do Senhor e verás que há águas mais profundas. Se lhe ofendi, me perdoe, Gálatas 6 me manda ser brando. Não quero Fazer o senhor mudar de religião, só que mude de visão sobre o que é santo.

Emanuel Jr. disse...

Lorenzo.

Penso que seria bom dar uma estudada em algumas coisas antes de falar tanta coisa errada. Acho que é claro e óbvio que não há como discutirmos todos os pontos de tudo o que você falou aqui. Se quiser podemos marcar um local na própria net para discutirmos ponto a ponto cada umas dessas questões. Entretanto, infelizmente, penso que você não vai voltar aqui para discutir nem para ler esse comentário, como a maioria faz. Espero estar errado. De qualquer forma, aguardo resposta.

Anônimo disse...

dale pastor juanribe pagliarim o Senhor todo poderoso Pai do nosso salvador Jesus Cristo te reconhece como pastor, ja o papa e os que confiam nele adora a Deus em vão Jesus disse a ninguem chameis de pai se não o que esta no ceu.

Anônimo disse...

Emanuel Jr o que o Lourenzo disse é tudo verdade, pensso que quem deveria estudar é vc mesmo!
Fui catolica e deixei de ser depois que aprendi a ler as escrituras me perdoe mais sua cegueira lembra a minha da época a biblia é clara quanto a todas estas coisas tenho pena de vc, que penssa ser certo por que te foi enssinado penssar assim, mais sò me responda uma coisa!
Como sendo Deus somente ele,Onipotente(que pode fazer algo para tds ao mesmo tempo),Oniciente(que sabe tudo o que acontece em todo lugar ao mesmo tempo) e Onipresente (que está em todo lugar ao mesmo tempo),por isso só ele é Deus certo? como posso eu sofrer um acidente ou rezar para santos ou Maria e eles sem ter o poder se ser Deus me livrar e me salvar de perigos sendo que ao mesmo tempo milhares de outros catolicos clamam para que sejam salvos tbm?
Dizer que eles podem salvar ou interceder por nós é um grande erro, que foi ensinado pela igreja ha muitos anos e se o senhor crer que eles podem sim ouvir suas oracoes e os salvar o senhor está admitindo que Deus nao é o unico Deus e está admitindo que eles sao sim com Deus!?.

Emanuel Jr. disse...

Cara anônima Como sempre anônimos...

Não é mais católica né? Tá explicado. No mais os argumentos estão nesse artigo e em outros aqui mesmo nesse blog. Quando quiser argumentar de verdade e não jogar sentimentalismo no ar, estarei aqui.

Bom dia.

Shadow disse...

O Padre estuda 10 anos pra não saber de nada, Vcs tem por pai a vcs e suas ignorancias e até mesmo ao diabo, pq quem tem por pai a Deus faz o que Ele manda ! Exodo 20 é claro, Jesus ser o unico Mediador entre os Homens é mais claro ainda, não tem noção do ser Humano ler isso e entender outra coisa, pra que se alfabetizou entao, se nem pela letra ta entendendo quanto mais pelo Próprio Espirito de Deus ! já fui catolico tb agradeço muito a Deus pela vida do Padre Marcelo Rossi apesar dos seus apesares ainda ele é um dos que tá se convertendo , Amo Maria, Mais ela não é minha Salvadora não rezo pra ela, não to nem ai prum toco de madeira ( terço )aquilo ali foi inspirado de outras culturas pagãs! , eu ajoelho meu coração diz e Deus ouve se for da vontade Ele atende ! SINTO MUITO O ESPIRITO DE DEUS E É MARAVILHOSO, EM NOME DE TODOS OS CRISTÃOS PROTESTANTES EU DIGO : SE NÃO DISSERMOS A VERDADE SEREMOS COBRADOS A VERDADE VEM POR VIVER ELA E NÃO POR SIMPLESMENTE DIZER POR OPINIÃO PROPRIA, SOMOS LOUCOS MESMO PQ A PALAVRA DIZ ! QUE ATÉ A LOUCURA DE DEUS É MAIS SÁBIA QUE A SABEDORIA DO HOMEM ! JESUS É O SENHOR DA ETERNIDADE E NASCEU NUMA ESTREBARIA ! GLORIA A DEUS NAS ALTUAS ! FUI BJ! MEU NOME É ELIAS PRA NAO DIZER QUE EU FUI ANONIMO !

Emanuel Jr. disse...

Shadow.

Você é a simples prova de que católico que não tem a mínima noção do que é a sua fé se torna protestante ou algo pior.

Falou um monte de besteiras.

Ninguém nunca disse que Maria é salvadora de nada.

Engraçado é que todos que estudam não sabem nada e você, que jogou um tanto de acusações sem fundamento, sabe tudo, não é?

Se voltar aqui gostaria que mostrasse onde a Igreja ensina que Maria é salvadora. Seria um bom começo de debate. Um debate curto por possível falta de argumentos seus, mas seria bom.

Anônimo disse...

EMANUEL ,você me lembra SAulo que depois se tornou Paulo um grande pregador do Evangelho.

Emanuel Jr. disse...

Caro Anônimo que gostaria de saber quem é pra não debater com o vento; deve ter essa sua mensagem como elogio ou depreciação? Sinceramente não entendi.

Flávio Mamede disse...

Prezado Emanuel, feliz Pascoa.
De vez em quando leio seu blog. Continue firme na defesa da Fe Catolica. E lhe de santa paciencia com os protestantes.

Unknown disse...

Vou dar um tempo pra você estudar o que é "IGREJA". Refazer seus comentários e depois discutirmos sobre o assunto, Beleza?

Somente dois comentários para reflexão das respostas:

- Igreja não é Instituição Religiosa.
- E se fosse como você sabe que essa seria a correta?

Quebra a cabeça um pouquinho estuda sobre igreja e depois conversamos.
Retorno.

Emanuel Jr. disse...

Sobre ser ou não instituição religiosa, isso aí vou pedir para você ler tudo de novo e de novo e quantas vezes forem necessárias até entender, porque afirmar esse tipo de coisa por esse texto aí é uma profunda falta de interpretação. Não estou dizendo que é ou que não é, só que não é o tema. Está totalmente fora de contexto.

Quanto a estudo, não precisa me dar tempo não, até porque vc não me conhece e não tem a mínima ideia do que eu sei e do que eu não sei. Mais humildade seria bom.

Quanto a saber qual a Igreja certa, busque historicamente, busque racionalmente, busque filosoficamente, mas principalmente busque espiritualmente. Em uma resposta de blog não vai dar pra te detalhar porque é a certa, mas em um amplo e sincero debate, quem sabe?!!!

sr.RAS disse...

Bom dia senhoras e senhores em especial ao nobre Emanuel Jr.
Me chamo Robson Ras,moro no RJ.
Li varias vezes os comentários acima, já havia lido e ouvido anteriormente o que o Sr. Juanribe Paglarin “disse” sobre o assunto.
Tenho 40 anos de idade e quando eu era criança ouvi por algumas vezes um senhor, bem velhinho, dizer as seguintes frases:
1-Não de espaço na sua vida para costumes e religião porque isso pode nos tirar dos propósitos de Deus.
2-A IGREJA de Cristo não precisa ser defendida por ninguém.
“A tentação de defender o recipiente em vez do seu conteúdo é grande. A tentação de defender mais a arte românica do que a Redenção… Mas Jesus Cristo não precisa de defensores. Ele procura testemunhas. E não é a mesma coisa. Se fosse, Ele teria chamado legiões de anjos e escapado da Paixão.”
(http://pt.aleteia.org/2015/09/21/jesus-cristo-nao-e-um-valor-a-ser-defendido/)

Nobre Emanuel Jr, na minha opinião o Sr foi sábio em muitos dos seus comentários,principalmente quando disse :“Quem erra são as pessoas a frente da Igreja, mas nunca a Igreja.”
Creio que esta IGREJA a qual se refere é a IGREJA,a noiva de Cristo (João 3-29,Marcos 2-19,Mateus 25-1-13,Apc. 19-7, Apc 21-2)

Ainda falando ao Sr Emanuel Jr. Nunca te vi pessoalmente,não o conheço mas és digno de admiração e respeito,aos outros comentaristas digo o mesmo.
Crendo ou não. Aceitando-o como salvador ou não. Seguindo os seus mandamentos ou não. ELE ESTA VOLTANDO e Ele é a nossa única porta de entrada para os céus, o nosso único caminho ate Deus.
Jesus morreu pra nossa salvação, quem quiser é só largar toda essa bagagem religiosa, teológica e doutrinária e segui-lo, caso contrário o inferno esta aguardando.



Um forte abraço com muito respeito e carinho a todos.

Obs.: sou evangélico a 40 anos,respeito e respeitado por todos que me conhecem.
Gostaria muito de ser entendido e sábio como os senhores (as), mas não sou,mas sigo fielmente o meu “guia da vida eterna” (bíblia),o único que pode me conduzir ao encontro do meu Jesus.

Anônimo disse...

Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?
Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé?
Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne?
Ter feito tais experiências em vão! Se é que foi em vão!
Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da lei, ou pela aceitação da fé?
Foi este o caso de Abraão: ele creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça {Gn 15,6}.
Sabei, pois: só os que têm fé é que são filhos de Abraão.
Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: Em ti todos os povos serão abençoados {Gn 18,18}.
De modo que os homens de fé são abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé.
Todos os que se apóiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição. Pois está escrito: Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do livro da lei {Dt 27,26}.
Que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, porque o justo viverá pela fé {Hab 2,4}.
Ora, a lei não provém da fé e sim {do cumprimento}: quem observar estes preceitos viverá por eles {Lv 18,5}.
Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro {Dt 21,23}.
Gálatas 3:1-13


E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados
que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes.
Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira {divina}.
Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou,
quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo - é por graça que fostes salvos! -,
juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.
Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo.
Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
Não provém das obras, para que ninguém se glorie.
Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.
Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, gentios por nascimento - que sois chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncida dos, os que levam na carne a circuncisão feita por mãos humanas -,
lembrai-vos de que naquele tempo estáveis sem Cristo, sem direito da cidadania em Israel, alheios às alianças, sem esperança da promessa e sem Deus, neste mundo.
Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava,
abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz,
e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.
Efésios 2:1-16