segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bento XVI. Cordeiro em meio a lobos.

Hoje eu estava dirigindo rumo ao trabalho quando, sem muita surpresa, ouço na rádio a notícia de que Richard Dawkins pretende processar o Papa Bento XVI devido a sua “omissão” nos casos de pedofilia que resolveram, para a satisfação de uns e regozijo de outros, aflorar por ai.

Não vou discutir os casos de pedofilia, afinal, pedofilia ou assédio sexual de menores, que são coisas diferentes, diga-se de passagem, se realmente ocorreram devem ser julgados como todo e qualquer caso parecido e condenados da mesma forma que os demais. Sem privilégios.

Não é esse o foco. O foco é que é mais importante para o público a condenação da Igreja e do Papa que a vida dos que “possivelmente” sofreram com esses abusos. Ninguém quer saber desses possíveis abusados. Sejamos justos pelo menos nisso.

Com relação ao ataque ao Papa, importante perceber, também, que ele, o Papa Bento XVI, sabe exatamente que sua função, seu cargo, serve para isso mesmo. Faz parte do cargo e qualquer Papa precisa ter isso em mente. E tem. Não adianta vir falar em renúncia, seja de João Paulo II, seja de Bento XVI.

O Papa sempre foi atacado. E sempre será.

O Papa já sofreu martírios. E continuará sofrendo.

O Papa já sofreu atentados contra sua vida. E continuará sofrendo.

O Papa já foi seqüestrado. E ainda o será novamente.

O Papa já foi ameaçado. E continuará sendo.

O Papa já foi para o exílio. E acontecerá de novo.

O Papa é alvo. E para a glória de Deus continuará sendo.

Durante anos já acontece uma aparente pacificidade com relação ao Papa, isso para leigos ao catolicismo. Não é a primeira vez que o Papa á ameaçado de ser processado ou de ser inescrupuloso, ou mesmo de ser nazista. Não é a primeira vez que o Papa é acusado de ser genocida, de ser contra o sistema ou de ser um sarcástico.

Se duvidam que estudem história. Mas estudem de verdade. Não me venham com livrinhos espúrios de ensino médio ou superior que citam uns aos outros com a intenção de fazer um círculo vicioso e mentir dez vezes para tornar verdade. Quero a fonte. A raiz histórica.

Não estou aqui para acalmar os ânimos contra loucos como o Richard Dawkins. Quero que os ânimos continuem exaltados. Como o próprio Bento XVI afirma, essa tensão é imprescindível para um apurado catolicismo.

O Papa existe para os ataques externos. É nosso escudo. Mas também precisamos fazer nossa parte. Oração é indispensável. Defesa é necessidade. Ataque também é urgente.

O próprio Cristo afirmou que não seria fácil. Disse que estava enviando cordeiros em meio a lobos (São Lucas 10,3). Alguém por ai acha que é fácil ser cordeiro circundado de lobos? Se acha, então crie vergonha e não se diga católico. Se quer ser cordeiro em meio a lobos, abrace a causa de Cristo com todo o seu fervor e se lance aos lobos como os primeiros cristãos faziam questão de se lançarem aos leões.

Não é o sinal dos tempos. É apenas a promessa de Cristo sendo cumprida.

Um comentário:

Luciana disse...

"O Papa é alvo. E para a glória de Deus continuará sendo". Adorei essa fala. Não adianta explicar, sempre será assim e é como você disse, se somos católicos de verdade, é assumir essa responsabilidade e rezar muito e constantemente. De muita clareza, seu texto não tenta explicar mas sim, esclarecer os acontecimentos. Há quem diga até que é politicagem barata. Mas eu acredito que é apenas a promessa de Cristo sendo cumprida. Doa a quem doer.