sábado, 10 de março de 2012

Dom Helder Câmara e pra quem Jesus veio. Para o pobres e só?


Ai um Sr., que não interessa o nome, coloca em uma rede social, que também não interessa qual, a seguinte frase em cima de uma foto de Dom Helder Câmara: Se dou pão aos pobres, me chamam de santo. Se pergunto po que os pobres não tem pão, me chamam de comunista. E colocou de uma forma a fica implícito que a frase foi dita por ele.

Vou falar a verdade: nem procurei saber se ele disse mesmo essa frase. Tenho minhas dúvidas, mas não estou realmente interessado nisso. Estou, sim, interessado no que a frase tem a passar por isso iniciei o debate que coloco abaixo. Foi curto por que o dito cujo simplesmente encerrou o assunto enigmaticamente. Será que estou tão errado assim?

Acho que não preciso falar que troquei o nome, exceto o meu, não é? Vamos lá:

----------------------

Emanuel Jr.: A questão não é dar ou não dar, perguntar ou não perguntar. A questão é se esquecer que a função da Igreja é primordialmente salvífica. E não estou falando que ele se esqueceu ou que ele é santo ou demônio, isso é com Deus, não comigo.

No mais, dar de comer, beber, vestir... aos pobres é nosso meio para atingir a salvação. Não vejo porque tanto problema com isso.

Fulano: Todos os homens e o homem todo.
É verdade Emanuel Jr, mas a formação da doutrina social da Igreja, no geral é fraca, poucos tem conhecimento da profundidade que há, e que emana do testemunho de Cristo, que veio para os pobres, o fracassados, e se colocou do lado deles. A Igreja fazendo o mesmo está seguindo o exemplo do mestre, e isso não é ser comunista, pois o comunismo de verdade nunca será cristão.

Emanuel Jr.: Comunismo/socialismo não é nem nunca poderá ser cristão, isso é bom que se diga aos quatro cantos e sempre.

Não sei se a melhor forma de se expressar é dizendo que Cristo veio para os pobres. Cristo veio para muitos, não para todos, mas para muitos, ou seja, para os que O aceitam.

Assim, Cristo veio para o pobre que aqui sofre e que aqui purga seus pecados com esse sofrimento. É inegável que o pobre pode ser mais merecedor, como menciona o sermão da montanha, no sentido de que ele purga muito pecados aqui com seu sofrimento e porque só é pobre porque é mais capaz de se salvar dessa forma, diferente de nós que não teríamos essa capacidade: Deus não nos dá cruzes que não conseguimos carregar. Entretanto é preciso entender que o pobre também tem que se fazer merecedor de salvação como todos nós. Não existe canonização em vida. Pobre não está salvo pelo simples fato de ser pobre, até porque "pobre" é um conceito muito subjetivo.

Da mesma forma o rico só é rico por que tem mais possibilidade de o ser do que nós. O rico tem mais possibilidade e essas possibilidades sao também uma cruz que ele deve suportar. Quem sabe seja até mais difícil, já que é mais fácil um camelo passar em um buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino. É mais difícil justamente porque é mais penoso e mais difícil ser rico que ser pobre devido as possibilidades e seduções que a riqueza proporciona. Mas ninguém disse que era impossível, tanto que muitos santos por ai eram ricos. 

Deus não dá cruzes que não podemos suportar, isso serve para o rico e para o pobre, enfim, serve pra todos nós.

Fulano: Respeito sua opnião, embora não concorde totalmente com ela, sem querer causar polêmicas desnecessarias, apenas lembrando a rica tradição do concilio de Trento, Jesus, veio para todos, se entregou por todos, e os frutos de sua redenção é destinado a todos. Teve preferencia pelo pobre, pela viuva e pelo orfão. A sua salvação é uma graça, não apenas para os que aceitam Jesus, mas como graça e dom, que rompe com cadeias do inferno e da morte, ele se doa completamente por todos. Pelo Cristão, pelo judeu, pelo mulçumano. Em resgate de todos.

Emanuel Jr.: Desculpe a demora em retornar ao debate. O tempo nem sempre favorece. Mas vamos à Bíblia:

"Este é o sangue da nova aliança derramado em favor de MUITOS ." Mat;26;28
Isaias ; 53;11,12 " ...derramou seu sangue em favor de MUITOS .
Marc.10;45 " ...pra perdoar os pecados de MUITOS .
Heb. 9;28 " ...pra perdoar os pecados de MUITOS 

E própria fórmula da consagração no original, não a em português, diz MUITOS. Por que? Algum motivo deve ter e penso que não podemos simplesmente relativizar isso. A fórmula da consagração que TRENTO confirmou também diz MUITOS como sempre foi.

Fulano: Obrigado Emanuel Jr.

Nenhum comentário: