quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vaticano defende liberdade de mudar de religião


Mensagem aos hinduístas na festa do Deepavali

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O Vaticano convidou os hinduístas a se unirem aos cristãos na promoção da liberdade religiosa, que inclui a de mudar de religião, e no pedido aos dirigentes nacionais para considerarem a dimensão religiosa da pessoa humana.

Por ocasião do Deepavali 2011, que muitos hinduístas celebrarão neste 26 de outubro, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso enviou a mensagem Cristãos e hinduístas: unidos na promoção da liberdade religiosa.

O direito à liberdade religiosa “inclui a liberdade de cada pessoa de professar, praticar e propagar sua religião ou crença, em público ou em particular, e a séria obrigação das autoridades civis, indivíduos ou grupos, de respeitar a liberdade dos outros. Mais ainda: inclui a liberdade de mudar de religião”.

E exorta os hinduístas: “Unamo-nos na promoção da liberdade religiosa como responsabilidade compartilhada, pedindo aos líderes das nações que não ignorem a dimensão religiosa da pessoa humana”.

A festa do Deepavali, ou “fila de lâmpadas de azeite”, se baseia simbolicamente numa antiga mitologia e representa a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.

A celebração dura três dias e marca o início de um novo ano, a reconciliação familiar, especialmente entre irmãos e irmãs, e a adoração a Deus, conforme o Conselho Pontifício observa no comunicado com que difundiu a mensagem.

O texto, do cardeal Jean-Louis Tauran e de seu secretário, Dom Pier Luigi Celata, pede atenção “aos membros da família humana expostos a preconceitos, propaganda de ódio, discriminação e perseguição por causa da sua confissão religiosa”.

“A liberdade religiosa é a resposta aos conflitos por motivos religiosos em muitas partes do mundo”, indica a mensagem aos hinduístas. “E inclui necessariamente a imunidade da coação de qualquer indivíduo, grupo, comunidade ou instituição”.

Quando a liberdade religiosa é promovida, “ela permite mais entusiasmo na cooperação para a construção de uma ordem social mais justa e humana”.
A mensagem recorda, finalmente, que no dia seguinte ao Deepavali “muitos líderes religiosos de todo o mundo se unirão ao papa Bento XVI na Peregrinação a Assis, para renovar a promessa feita há 25 anos, sob o papado de João Paulo II, de criar canais religiosos de paz e de harmonia”.

“Estaremos unidos espiritualmente com eles, esperando que os fiéis sejam sempre uma bênção para o mundo inteiro”, conclui o texto, antes de desejar aos hinduístas uma gozosa celebração de Deepavali.

Nenhum comentário: