terça-feira, 18 de outubro de 2011

Beatificada Madre Janer, bússola que orienta a Deus e aos irmãos


Cardeal Amato presidiu a celebração no sábado passado

LA SEU D’URGELL, quinta-feira, 13 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, beatificou, em nome do Papa Bento XVI, Anna Maria Janer Anglarill, fundadora da congregação da Sagrada Família de Urgell, no último sábado, em La Seu d’Urgell (Espanha).

Cerca de 4 mil pessoas lotaram a barraca de 4 mil metros quadrados instalada para a ocasião, na cidade em que a Madre Janer fundou, em 1859, o Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgel e na qual repousam seus restos mortais.

O instituto é integrado hoje por aproximadamente 300 religiosas, com presença em 11 países de 3 continentes, dedicando-se especialmente ao ensino e à atenção a doentes, idosos e pessoas carentes.

Caridade feita serviço

Tanto as leituras da liturgia como a homilia do cardeal Amato, bem como as palavras do bispo da diocese de Urgel, DomJoan-Enric Vives, e da superiora geral do instituto fundado pela beata Anna Maria Janer, Irma Beretta, destacaram a importância do serviço como fruto do amor.

Agora, o Papa reconhece a santidade de Anna Maria Janer, ilustre pelas suas virtudes e pelo seu apostolado da caridade”, declarou o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, em sua homilia.

O cardeal se referiu à Madre Janer como a uma mulher humilde, forte, cheia de misericórdia com todos, especialmente com os doentes e os necessitados”, uma filha exemplar da Igreja” e modelo glorioso para ser contemplado e imitado”.

Beatificando a Madre Janer, a Igreja vê na nova beata uma bússola vivente, orientada a Deus, que nos convida a viver nossa existência cristã na plena confiança da presença divina em nós, na nossa família, na nossa sociedade”, afirmou.

Além disso, a Beata Anna Maria é também uma bússola que nos orienta aos necessitados, que ainda hoje são tantos, porque também hoje encontramos famintos, sedentos, doentes, exilados, migrantes, prisioneiros”, acrescentou.

O cardeal Amato destacou que a Igreja é amiga dos necessitados e seus braços estão sempre abertos para acolhê-los”.

Também destacou a incansável capacidade de trabalho, os excelentes dotes organizativos e de governo” e sua grande afabilidade”, reforçados pela sua caridade, que lhe permitiram dirigir hospitais, fundar e guiar comunidades.

Sua missão hoje

E acrescentou que, com o exemplo e a intercessão da sua fundadora, as irmãs continuam este abraço de caridade sem fronteiras e participam da missão evangelizadora da Igreja”.

Uma caridade que responde às novas pobrezas presentes na Europa, nas famílias desestruturadas, na migração crescente, na falta do sentido transcendente da vida e no pessimismo estéril que apaga o entusiasmo dos jovens pelo seu futuro.

Não nos deixemos levar pela tristeza da nossa época – concluiu sua homilia. Seguindo o exemplo da Madre Anna Maria Janer, catalã autêntica, não percamos sua esperança, mantenhamo-nos firmes na fé e fortes na esperança.

Nenhum comentário: