segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O ano da Fé em 2012/2013.


O ano da fé! Um ano que promete muitos documentos, catequeses e homilias cujo teor serão realmente fundamentais para nossa formação. Não será o ano mariano como gostaria Pe. Paulo Ricardo, contudo, o ano da fé é de extrema importância em um mundo que simplesmente se esquece que existe fé.

Não foi a toa que justamente no dia em que o Evangelho proclamava: "A César o que é de César e a Deus o que é de Deus", o Papa anuncia o ano da Fé. Estamos sabendo dar a Deus o que é de Deus? Dar ao mundo o que é do mundo somos peritos. Damos ao mundo o que lhe pertence e muito mais do que deveria também, mas sabemos dar a Deus o que é de Deus, a começar por um pouco de nosso tempo?

Agora é esperar a carta apostólica em que o Papa Bento XVI dará maiores detalhes sobre esse ano.

Segue abaixo a reportagem da ACI Digital.
__________________________________________________

Vaticano, 16 Out. 11 / 12:44 pm (ACI/EWTN Noticias)

Na homilia da Missa que presidiu esta manhã na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI anunciou para o ano 2012 o "Ano da Fé" que se estenderá até 2013.

O Santo Padre fez o anúncio durante a Eucaristia conclusiva do encontro "Novos evangelizadores para a nova evangelização" realizado este fim de semana no Vaticano no qual participaram, entre outros, o tenor italiano Andrea Bocelli, Luiza Santiago da Canção Nova e a irmã Verônica Berzosa.

O Papa explicou que este Ano da Fé começará no dia 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da inauguração do Concílio Vaticano II e concluirá em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Cristo Rei do Universo.

O Concílio Vaticano II é um dos eventos mais importantes na história da Igreja. Realizou-se entre 1962 e 1965 congregando bispos de todo o mundo. Produziu um corpo de doutrina que busca promover a fé católica, renovar a vida dos fiéis, adaptar a liturgia e animar a presença dos leigos na vida da Igreja.

Ao anunciar o Ano da Fé, o Papa disse que este tempo procura "dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja, para conduzir os homens longe do deserto no qual muito freqüentemente se encontram em suas vidas à amizade com Cristo que nos dá sua vida plenamente".

Este Ano da Fé, disse o Santo Padre, "será um momento de graça e de compromisso por uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar nossa fé nele e para anunciá-lo com gozo ao homem de nosso tempo".

Os detalhes deste Ano da Fé serão explicados nos próximos dias por Bento XVI através de uma carta apostólica.

O Papa recordou logo no Ângelus que um de seus predecessores, o Beato Paulo VI, também convocou a um Ano da Fé similar, em 1967, ao cumprir-se 900 anos do martírio de São Pedro e São Paulo.

Nenhum comentário: