segunda-feira, 23 de abril de 2012

O oitavo ano de Pontificado: editorial do P. Lombardi


(23/4/2012) Acabaram de terminar os belos festejos pelo 85º (octogésmo quinto) aniversário do Papa Bento e pelo seu 7º (sétimo) aniversário de pontificado. Naturalmente, os bávaros continuarão ainda a festejar, como é lógico, visto que não era possível que todos viessem a Roma nos dias passados. Contudo, já começou o oitavo ano e cremos obrigatório apresentar as nossas felicitações ao Papa.

Fazemos votos para que consiga levar a bom porto o diálogo com Fraternidade de S. Pio X tal como Sua Santidade o deseja, ou seja, de um modo em que se supere uma dolorosa fractura sem que se abram outras. 

Fazemos votos de que dê uma mensagem de amor e de esperança para as famílias de todo o mundo por ocasião da sua viagem a Milão. Esperamos que os seus apelos e convites à comunhão na Igreja, para os grupos discordantes, sejam ouvidos com respeito e atenção e compreendidos na sua importância.

Auguramos-lhe que o caminho de renovação da Igreja na Irlanda depois da Visita Apostólica continue e se reforce também graças ao Congresso Eucarístico de Dublin. Que o sarar das feridas, a purificação e a prevenção após a crise dos abusos sexuais se consolide em toda a Igreja com o empenho das diversas Conferências Episcopais, por forma a tornar-se num verdadeiro serviço para toda a sociedade na defesa dos menores.

Que a viagem ao Líbano lhe dê Santidade a possibilidade de uma mensagem de paz para os dramáticos conflitos nessa região e de encorajamento às comunidades eclesiais que sofrem com os conflitos.

Que o aniversário do Concílio Vaticano II seja ocasião para uma compreensão adequada e serena da sua mensagem contemporânea: “bússola para a Igreja do nosso tempo”.

Que o Sínodo sobre a nova evangelização enriqueça a Igreja de criatividade e de lançamento na sua missão.
Que o Ano da Fé não seja só uma sucessão de louváveis iniciativas e de belas celebrações, mas uma experiência de renovação da relação profunda dos fieis com Deus e com o seu Filho Jesus Cristo, num contexto de cada vez maior esquecimento da dimensão religiosa da vida e do caminho humano na história.

Esperamos também que nos possa dar a última parte da sua obra sobre Jesus.

E, enfim, os brasileiros já iniciaram com grande alegria a preparação da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Mas isto tem que ver já com o nono ano de pontificado.

Nenhum comentário: