segunda-feira, 10 de junho de 2013

Novos decretos da Congregação das Causas dos Santos


Papa autorizou a promulgação dos decretos de 95 mártires mortos in odium fidei durante a Guerra Civil Espanhola
CIDADE DO VATICANO, 04 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Beneditinos,Carmelitas, Maristas, sacerdotes, freiras e leigos.  Serão 95 novos Beatosda Igreja Católica. Muitos destes foram mortos por ódio à fé em 1936 durante a Guerra Civil na Espanha. Reconhecidos também quatro novos Veneráveis Servos de Deus. Papa Francisco autorizou nesta segunda-feira,3 de junho, a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os respectivos decretos sobre o reconhecimento do martírio e das virtudesheroicas.

Os decretos dizem respeito ao martírio dos Servos de Deus Mauro (Abel Angelo Palazuelos) e 17 companheiros da Ordem de São Bento, mortos por ódio à fé na Espanha em 1936; o martírio dos Servos de Deus João de Jesus (João Vilaregut Ferrer) e três companheiros, da Ordem dos Carmelitas Descalços, e Paulo Segalá Sole, Sacerdote diocesano, mortos por ódio à fé na Espanha, em 1936; o martírio dos Servos de Deus Crisanto, Aquilino, Cipriano José e 63 Companheiros, do Instituto dos Irmãos Maristas da Escola Pequenos irmãos de Maria, e dois leigos, mortos por ódio à fé na Espanha entre 1936 e 1939; o martírio das Servas de Deus Aurelia (Clementina Arambarri Fuente) e 3 Companheiras, Irmãs professas das Servas de Maria Ministras dos Enfermos, mortas por ódio à fé na Espanha em 1936.

As virtudes heroicas do Servo de Deus João de Oliveira Matos Ferreira, Bispo titular de Aureliópolis e Bispo Auxiliar de Guarda, Fundador da Associação “Liga dos Servos de Jesus”, nascido em Portugal em 1º de março de 1879 e morto em Guarda (Portugal) em 29 de agosto de 1962; as virtudesheroicasdo Servo de Deus Nicola Mazza, sacerdote diocesano, Fundador dos Institutos para a Educação; nascido em Verona (Itália) em 10 de março de 1790 e falecido em 2 de agosto de 1865; as virtudes heróicas da Serva de Deus Maria Celeste (Júlia Crostarosa), Monja, Fundadora da Ordem das Irmãs do Santíssimo Redentor; nascida em Nápoles em 31 de outubro de 1696 e falecida em Foggia (Itália) em 14 de setembro de 1755; as virtudes heróicas da Serva de Deus Teresa de São José (Teresa Toda e Juncosa), Fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas Teresianas de São José; nascida em Riudecanyes (Espanha) em 19 de agosto de 1826 e falecida em Barcelona (Espanha) em 30 de julho de 1898.

Um comentário:

Flávio Mamede disse...

Prezado Emanuel,
Gostaria de escrever-lhe um email, entrar em contato contigo.
Como estou em viagem, não dá para te ligar, pois encontrei apenas seu telefone no curriculum lattes.
Sou católico, natural de Goiânia, mas moro em Hidrolândia e assisto a missa treidentina com o Pe. João Batista em Anápolis. Gostaria de saber se existe ainda algum movimento em prol da missa tridentina em Goiânia. Eu tentei começar ou continuar certa vez, mas a adesão foi muito pequena mesmo, e de pessoas geograficamente muito afastadas. Acho que até conversamos certa vez, mas não tenho certeza.
enfim, se puder me passar seu contato, gostaria de escrever-lhe.

Estou convencido que é necessário abrir uma escola católica em Goiania.

Um abraço e Salve Maria!