sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O que é ser religioso?

Esse dias, lendo alguma coisa sobre o assunto, me vi em uma encruzilhada. Como toda encruzilhada foi preciso tomar uma decisão. Direita ou esquerda, frente ou verso, certo ou errado! Essas decisões nos colocam em situação difícil, porque difícil é ter que decidir, ter que tomar partido e, às vezes, magoar alguém.


O religioso é aquele que toma partido pela verdade. Não importa se a verdade está em cima ou embaixo. Se está contra tudo e contra todos. Não busca uma verdade relativa, isto é, uma verdade que muda a cada minuto e a cada mente. A verdade não é uma metamorfose ambulante. A verdade é a verdade, simplesmente. A verdade é a mesma desde sempre e sempre continuará sendo, independente do que pensa a sociedade ou do grau de evolução em que ela se encontra.


O religioso é isso. Alguém que busca a verdade e sabe que ela existe. Não é, ao contrário do que a maioria pensa, coisa de santos e bonzinhos. Não importa se você é bonzinho ou mauzinho. O que importa é a sua busca por essa verdade. Aliás, a religião é o contrário de coisa de bonzinho. Devia ser vista como coisa de mauzinho.


Vamos a explicações. Nossa vida de cristão católico não é um contínuo conflitar de erros e acertos? Não se trata de viver reconhecendo nossa mediocridade humana frente a Deus, arrependendo-se e pedindo perdão por nossas falhas? Quem falha, quem erra, quem peca não é o bonzinho da história. Pelo contrário! Não foi a toa que Jesus afirma que veio para os doentes e não para os sãos.


Se você já se considera santo e com seu lugar reservado ao lado de Deus, então não precisa mais estar aqui, não precisa mais da religião, não precisa mais da Igreja. Qual o objetivo principal da Igreja? Nada mais que salvar as almas. Não se trata de fazer desse mundo o paraíso divino, muito menos eliminar com as cruzes de todos para que o paraíso se antecipe por aqui mesmo. A Igreja não tem essa obrigação. Não foi instituída por Cristo para isso.


Os doentes, ou seja, os antagonistas da história, é que são o alvo da Igreja. Eles, nós, precisamos da Igreja para a salvação.


Esse é o espírito do religioso. A busca pela verdade, verdade que só pode estar em uma instituição bimilenar, criada pelo próprio Jesus Cristo, que tem em seu “chefe” maior o poder de ligar e desligar.

6 comentários:

Luciana disse...

É muito difícil "enfiar" isso na cabeça das pessoas. Existem aqueles que até escutam e se abstem de comentar. Mas a maioria quer retrucar, não nos pode ver cometer um deslize que logo vem a cobrança: "ué, mas não é vc que se diz tão católica?", ou ainda, "mas vc não sabe que isso é pecado? A igreja diz que é!", e por aí vai. No entanto, uma vez, ouvi uma frase que me marcou para sempre: ter religião é fácil, difícil e raro é ser religioso, ou seja, ter religiosidade.

roney disse...

NÃO,NÃO E NÃO! MEUS QUERIDOS AMADOS:
Não se confundam com tantas coisas sem fundamentos inesplicáveis e vãos.
Pois isso poluem as mentes de todos nós que procuramos a verdade de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. Veja!
Deuteronômio 29:29 diz:
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Religião significa religação a Deus, e muitos buscam isso de forma humana, de seu próprio esforço e pensamento, e sacrificios vãos, e isso torna a pessoa religiosa. E não conhece a Verdade. Deus é logico,simples,humilde, poderoso e misericordioso. Disse Jesus: aquele que quiser me seguir negue a si mesmo e siga-me. Isso é: Rejeitar a sua propria opnião,seus conceitos,matar a natureza maligna da carne, o orgulho, a vaidade, a opnião formada, é se esvaziar de si mesma e deixar o Espirito Santo de Deus reinar e controlar as nossas vidas e ai sim estas coisas reveladas entrem em nós ao ponto de cumprir toda a lei.
A verdadeira religião é esta:
Tiago, 1:27
“27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” os órfãos e viuvas são aqueles que vivem sem Deus no desengano e nas tribulações. Guarda-se da corrupção do mundo é: viver em novidade de vida com Jesus.
Amém! Que Deus abençoe.

Roney Lira.
Ev.Minitério: Grão de Mostarda
Recife/PE F (81) 9812-7694

Emanuel Jr. disse...

Roney.

Apesar de achar difícil que volte por aqui para debater qualquer coisa que seja, vou ser esperançoso e postar assim mesmo.

Em primeiro lugar quando se argumenta se espera argumentos e não ataques. Onde estão os argumentos que me fazem estar errado.

As passagens bíblicas que você postou não contradizem em nada o que eu disse, e se contradizem me mostre em que. Isso é um desafio a você!

Por outro lado, te informo que sair catando passagens bíblicas descontextualizadas só mostra que voc~~e é protestante, já que essa é uma atitude típica, mais nada.

Você mesmo disse:

"Disse Jesus: aquele que quiser me seguir negue a si mesmo e siga-me. Isso é: Rejeitar a sua propria opnião,seus conceitos,matar a natureza maligna da carne, o orgulho, a vaidade, a opnião formada, é se esvaziar de si mesma e deixar o Espirito Santo de Deus reinar e controlar as nossas vidas e ai sim estas coisas reveladas entrem em nós ao ponto de cumprir toda a lei."

Quando é que qualquer protestante faz isso? Desde quando vocês são capazes de rejeitar a própria opinião para que o Espírito de Deus reine? Deus não é contraditório, contudo as igrejas que vocês pertencem se contradizem a todo momento, caso contrário seriam una como a Igreja Católica. Afinal, esse Deus é uma Deus particular que está ao alvitre de cada um de vocês? Deus não é assim! A Igreja é guiada pelo Espírito Santo. Ela é detentora da verdade. Quer rejeitar sua própria opinião, siga o que a Igreja diz mesmo sendo contra. É dessa unidade que o livro dos Atos dos Apóstolos tanto fala.

Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Tem um livro do autor Marcos Tadeu Cardoso intitulado de A VERDADEIRA FACE DOS LIDERES RELIGIOSOS, ele fala e desmascara o Biuspo Edir Macedo e profeta William M. Branham. o autor desmascara e fala da corrupção e da manipulação dos fiéis, ele está disponibilizado gratuitmamente no 4shared.
O website dele é
http://www.marcostadeucardoso.blogspot.com

Anônimo disse...

As pessoas sao tao desenformada q nao sabe a diferenca de ser um cristao, um religioso e a religiosidade.

Luciene disse...

Eu creio que pra ser religioso, primeiramente é perciso ter uma religião e não, simplesmente dizer que é católico, protestante, espírita, etc, e depois dedicar-se a ela para entender, estudar e, principalmente aceitar mesmo quando ela fou contrár à sua opinião porque nada muda muda para ficar de acordo com a nossa opinão, ou com o progresso e/ou modernismo entre nós verdadeiros católicos não existe achismo. Por isso concordo com as palavras do Emanuel Jr. que diz: "Deus não é contraditório..." Não tem como ficar contestando Deus a todo momento e mudar de religião por isso por aquilo que é melhor, "caso contrário seria una como a Igreja Católica. Afinal, esse Deus é um Deus particular que está ao alvitre de cada um? Deus não é assim! A Igreja é guiada pelo Espírito Santo. Ela é detentora da verdade. Quer rejeitar sua própria opinião, siga o que a Igreja diz mesmo sendo contra. É dessa unidade que o livro dos Atos dos Apóstolos tanto fala".