quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Trindade Santa.

Existem vários estudos muito profundos com relação a esse tema que é dogmático, ou seja, advém da fé. Vamos falar sobre algumas coisas que serão superficiais perto do tema, mas que abrirão caminho para perguntas mais específicas.

A Santíssima Trindade consiste no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Podemos saber isso unicamente pela fé, já que o próprio Deus foi quem nos revelou isso. Essa revelação trata-se de algo exclusivo feito à Igreja Católica. Sabemos que outras religiões tem partes de verdades e revelações, mas só a Católica Apostólica Romana possui a verdade por inteiro e a revelação completa. Assim sendo, essa verdade de fé só é revelada no catolicismo e propagada por todo o cristianismo, mas não em outras religiões, mesmo que monoteístas.

Necessário entender que não são três deuses como no Hinduísmo. É um só Deus em três pessoas. O Pai, - que possui em Si o Espírito Santo -, e que gerou o Filho Jesus (Sl 2:7; A7 13:33; Hb 1:5; 5:5 Concílio de Antioquia no séc 3; 1.º Concílio Ecumênico de Nicéia em 325; Catecismo da Igreja Católica 465). São pessoas distintas com a mesma natureza.

Quando nos perguntamos “quem é?” podemos responder Pai, Filho ou Espírito Santo. Quando nos perguntamos “que é?” ai teremos a essência: é Deus.

Quando se diz que Deus Pai gerou o Filho, é porque, embora não saibamos exatamente como, Jesus veio de dentro, do mais íntimo do Pai, não foi feito exteriormente como a criação! Temos o defeito de aplicar conceitos humanos a Deus. Eles precisam ser entendidos analogicamente ou por aproximação e semelhança. É preciso purificar esses conceitos para que cheguemos perto do que realmente é. Não podemos agregar finitude, materialidade e imperfeição a Deus. Tais coisas são próprias da nossa realidade, humana, terrena e imperfeita. Uma coisa é a geração referida a Deus e outra é referida às criaturas.

Quando Deus pensa em Si mesmo, faz proceder de Si uma imagem espiritual, uma ideia, um conceito, um verbo (palavra), idêntico a Ele mesmo. Trata-se, portanto, da imagem perfeitíssima de Deus, contudo, já que vem de Deus, distingue Dele. Entendamos, mais uma vez que, distingue-se de Dele, mas é espiritual como Ele e é da Sua mesma natureza, chamamos consubstancial (mesma substância, por assim dizer). Isso é a geração. Advém de Deus, e distingue-se de Deus, mas é espiritual pois vem Dele e, por isso da mesma substância de Deus.

Jesus, portanto, recebeu do Pai o Espírito Santo plenamente, sem que este mesmo Espírito - que não possui limites - tenha deixado de habitar plenamente no Pai (Is 61, 1-2ss; Lc 4, 1.14-21; Col 1:19; 2:9; At 2:33; 4. Concílio de Latrão em 1215; Catecismo da Igreja Católica 246)! Todos os Três são Divinos! É o Pai, único Deus, que se manifesta totalmente no Filho e no Espírito Santo (2.º Concílio de Constantinopla em 553)!

Na Bíblia, não consta, em momento algum a expressão “Santíssima Trindade”, logo é um Dogma (Ensinamento) Católico de Fé. Porém, a crença na Santíssima Trindade, e o uso desta expressão, é compartilhada por todos os cristãos, com exceção dos Testemunhas de Jeová. E é baseado na doutrina deles, que vamos entender melhor este ensinamento Trinitário.

Lemos nos Evangelhos que um homem, Jesus de Nazaré, disse ser Deus (Jo. 10,30) e aceitou que outros o dissessem Dele (“Meu Senhor e meu Deus – Tomé. Jô. 20,28). Jesus também disse, muitas vezes e claramente se Filho do Pai. Assim sendo, é distinto dele. São pessoas diferentes. Até agora temos uma dualidade, Pai e Filho. A terceira pessoa, o Espírito Santo, se distingue dos dois. Jesus fala muitas vezes Nele, principalmente na Última Ceia (Jô. 14s) e quando promete voltar (At. 1,8). Eis ai três pessoas e um só Deus.

O tema é amplo e suscita uma infinidade de dúvidas. Não pretendo esgotar nada aqui. As dúvidas são bem vindas e nos instiga a procurar respostas que, em se tratando de dogma, sempre existirão mas dependem da fé e do entendimento do porque de Cristo fundar uma Igreja e deixá-la com o poder de ligar e desligar.

2 comentários:

Luciene disse...

Filho, maravilhoso! Não tem como não entender uma explicação tão clara, só mesmo não tendo fé para não acreditar na Santíssima Trindade. Beijos! Parabéns!

Anônimo disse...

PArabéns...simples..po´rém riquíssimo essa sua formação sobre a Sant. Trindade.

Obrigadopor compartilhar isso conosco !!...um Abraço..

Se um dia puderes me adiciona no mss..gostarei de saber mais coisas de vossa opinião abraço

rods_rezende@hotmail.com