quinta-feira, 26 de abril de 2018

Pessoas sem padrão e padrão sem pessoas.


Pessoas que seguem padrões não conseguem entender o relativismo. O problema é que as pessoas que seguem padrões hoje são cada vez mais raras. Isso porque seguir padrões hoje se tornou um crime tão hediondo que basicamente ninguém mais sabe o que é um padrão.

O que estou dizendo pode parecer estranho porque o pensamento relativista tomou conta de tudo o que existe em todos os lugares. Todos gostam de dizer que tem princípios, mas na verdade relativizam tudo. Todos têm princípios desde que esses princípios possam ser encurvados como a vara de goiabeira. Princípios elásticos é o que mais se vê por aqui.

Quando os princípios são realmente inegociáveis eles se tornam padrões e é aí que a coisa realmente funciona. Um homem que não gosta da cor vermelha não usa camisa vermelha, não tem um carro vermelho e tenta não usar objeto algum dessa cor. Um homem que repugna a ilegalidade, repugna ilegalidade de seus amigos e de seus inimigos. O homem que odeia a corrupção, odeia a corrupção de socialistas, conservadores e liberais. A questão toda está em os pratos da balança estarem equilibrados.

O que vemos é que há um relativismo total em todos os casos, para todas as situações. Aquele homem que não gosta da religião católica por causa da pompa, aceita a mesma pompa feita ao seu político de estimação. Aquele homem que detesta corrupção do partido ou do político que ele não votou, aceita a corrupção do partido e do político que ele apoia porque com certeza seria para uma boa causa. Aquele homem que detesta a censura, apoia que seus opositores sejam calados para o seu bem próprio ou para o bem da causa que pretende que seja vencedora. Isso é um escárnio. Isso é uma leviandade, uma falta de caráter que só quem entende as profundezas do relativismo consegue realmente enxergar. Os demais apenas sentem na própria pele os efeitos desse escárnio e dessa leviandade sem saber de onde vem o cheiro pútrido que sentem no ato natural de respirar.

Aquele homem que tem um padrão fixa seu olhar em uma única estrela, enquanto a terra gira freneticamente ao seu redor. Centrado em um ponto esse homem não fica tonto com tanto reviravolta que acontece ao seu lado. Está sempre equilibrado e pode perceber a real grandeza e distância das coisas.

Nenhum comentário: