domingo, 29 de abril de 2018

Capítulo 6, 1 do Evangelho de Mateus.


Ao meditar o Capítulo 6, 1 do Livro do Evangelho de Mateus, fica perceptível o quanto um versículo pode causar uma verdadeira revolução cristã na vida de qualquer pessoa.

"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu."

É muito comum que todos nós queiramos fazer as boas obras esperando recompensa ou pelo menos um agradecimento, quem sabe até um reconhecimento. Acontece que quem faz as boas obras esperando tudo isso, faz esperando que o ser humano tenha uma atitude que não está preparado para ter. É preciso urgentemente entender que só Deus pode recompensar de forma justa qualquer boa obra, nunca os homens.

Ainda usando essa mesma lógica, Jesus ao falar sobre os escribas e fariseus afirma no evangelho de Mateus Capítulo 23, 3 que:

"Observai e fazei tudo o que os escribas e fariseus dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem."

Isto é, faça o que eu falo e não faça o que eu faço.

Esse é o famoso farisaísmo que hoje entendemos muito bem como hipocrisia. O grande problema é que todos detestam os hipócritas, mas não pensam nem meia vez antes de ser um deles. Escrever leis e definir atitudes para outras pessoas parece ser a especialidade de alguns. O problema é escrever essas leis e atitudes e agir de forma justamente contrária.

Mas Jesus ainda continua no mesmo capítulo 23 em seu versículo 4 e seguintes:

"Atam (escribas e fariseus) fardos pesados esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem removê-los sequer com o dedo. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos."

Exigir que os outros façam o que eu sequer tento fazer, é muito fácil. É preciso morrer tentando, se for o caso, mas nunca deixar de fazer o certo mesmo que esse certo pareça errado. De qualquer forma, a pior escolha sempre vai ser cobrar de outras pessoas que carregam esse fardo sem nunca tentar carregar o seu peso que muitas vezes é mínimo.

De outra forma, fazer qualquer coisa esperando reconhecimento ou fazer mostrando que está fazendo pelo simples prazer te satisfazer a vaidade, pode ser um dos piores precipícios a se cair. Um daqueles bem altos e com espinhos no fundo.

As nossas boas obras, boas atitudes e orações devem ser feitas de modo mais oculto possível. Assim não alimentamos a vaidade nem o orgulho. Podemos até ficar tristes e um pouco desestimulados com a falta de reconhecimento alheio, mas isso passa. O mais importante de tudo sempre é entender que o melhor está por vir. 

O que é melhor está por vir, porque Deus é justiça. A justiça, o reconhecimento e o agradecimento vindos do ser humano de nada valem. Deus conhece os corações, e só Deus. Não devemos nunca confundir o que é bom aos homens com o que é bom a Deus.

"Ora, ouviram tudo isso os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele. Jesus disse-lhes: 'vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.'"(Lc 16, 14-15)

Portanto, o que se conclui é que não se deve procurar a satisfação dos homens antes da satisfação de Deus. Dificilmente as duas coincidirão, entretanto, caso elas estejam em confronto, que a vontade de Deus sempre prevaleça. 

"Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?"(Jo 5, 44)

Que nós aprendamos a buscar, portanto, apenas a glória final que é aquela que vem de Deus, porque enquanto estivermos buscando Glória vinda dos homens estaremos cada vez mais incompletos.

Nenhum comentário: