segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais de três mil adultos britânicos não anglicanos se incorporam à Igreja católica


Eles serão batizados na páscoa, na Igreja da Inglaterra e de Gales
Por Redacao
ROMA, 21 de Março de 2013 (Zenit.org) - Nas semanas da quaresma, os adultos que se preparam para ser batizados como católicos, ou que vêm de outras Igrejas cristãs e querem entrar em plena comunhão com a Igreja católica, participam dos ritos de apresentação perante o bispo e a comunidade.

Algumas conferências episcopais divulgam os números de adultos que devem incorporar-se à Igreja na páscoa.

Nas dioceses da Inglaterra e de Gales, são 3.080 os adultos que participam dos ritos de iniciação, cuja culminação é o seu batismo ou plena incorporação. É uma quantidade 12% menor que a de 2012, quando 415 adultos a mais que neste ano passaram a professar a fé católica. Em 2011, ano da visita do papa ao Reino Unido, foram 3.943 os adultos ingleses e galeses que se tornaram católicos.

Estes dados não incluem as pessoas de tradição anglicana que ingressam na Igreja Católica através do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, presidido pelo bispo Keith Newton, antes anglicano, que conserva elementos da liturgia e da herança anglicana dentro da Igreja católica.

Em 2012, o Ordinariato cresceu com a incorporação de 200 adultos. Em 2011 tinham sido 796 os adultos que ingressaram nele. Não há informações ainda sobre as previsões de novos ingressos ao Ordinariato nesta páscoa.

Nenhum comentário: