Deus científico.
Poderíamos falar de
um Deus que a ciência pode provar pela matemática, pela física ou mesmo por
alguma ciência natural qualquer. Poderíamos falar de um Deus científico que
pudesse ser demonstrado e trabalhar nisso. Mas esse Deus não seria o mesmo que
Deus que buscamos. O Deus que buscamos, o Deus cristão, o único Deus, está
muito acima da ciência porque a ciência é apenas um dom por Ele concedido, ou
seja, a ciência é uma mera criatura de Deus e o criador não pode se submeter à
criatura assim como um relojoeiro não pode se submeter ao relógio.
Deus não é criatura
para ser estuda pelas ciências empíricas. Deus pode até ser verificado pelas
ciências empíricas, mas por mais que queiram, nunca será provado. As ciências filosóficas,
que por muitos hoje em dia nem são consideradas ciências, já que o iluminismo
desenvolveu um cientificismo tão caótico que decidiu que filosofia e suas
matérias afins não são ciências, essas ciências filosóficas podem provar Deus
por meio da lógica e pelo esforço teológico. Mas, claro, nada disso é levado em
consideração, porque hoje parece que aquele que pede a prova pode escolher o
meio em que essa prova será verificada. Coisas insanas que surgem com o dito desenvolver
da humanidade.
Diversas pessoas, as
vezes bem intencionadas, tentam demonstrar Deus por essa ciência empírica, mas
só conseguem chegar perto de um argumento lógico e uma evidência de Sua
existência, nada mais. O que não conseguem entender é que, embora a razão
esteja sempre de braços dados com a fé, uma é independente da outra e a prova
de Deus não se dará de outro modo senão pela fé. Aquele que não crê,
simplesmente não encontrará meios de ver Deus em tudo como é o caso daquele
crê.
Deus espiritual.
Deus é puro
espírito, isso é fato teológico incontestável, mesmo fora do cristianismo,
entretanto, para nós, cristãos, Deus é espírito puro que se fez carne. O verbo
se fez carne e isso faz toda a diferença.
Quando Deus se
permite fazer carne, Ele se torna criatura como nós. Deus como que se rebaixa
de Sua situação de Deus e Se permite nascer de uma criatura. É uma humilhação
tremenda pensando dessa forma. Deus, onipotente, se deixar nascer por uma
criatura. Deus se rebaixa ao ponto de ser gerado no ventre de uma pessoa,
santa, sem dúvida, mas ainda assim criatura e muito, infinitamente, abaixo de
Deus. Se permite ser gerado, criado, educado por criaturas. Deus Se submete a
elas para mostrar a todos que se o próprio Deus Se submete a seus pais, o que
dirá de uma criatura como eu ou você.
Quando Deus se torna
carne, não se trata de um teatrinho em que Deus desce, mas sabe tudo o que vai
acontecer e não sofre, não sente emocional e espiritualmente e não tem
necessidades humanas. Tudo o que Deus viveu foi verdadeiro e tudo Ele viveu
como verdadeiro homem, mas também como verdadeiro Deus. A única coisa que Ele
não provou conforme os homens foi o pecado.
Deus sendo
espiritual e nós querendo nos aproximar Dele, precisamos também aprender a ser
o mais espiritualizados possível. Como fazer isso? Com cuidado para não cair em
esoterismos; com orientação para não cair no orgulho espiritual (o pior tipo de
orgulho) nem na descrença por ser algo muito difícil; com persistência já que
nada acontece do dia pra noite, mas sim é um caminho que precisa ser mais do
que trilhado, precisa ser feito, construído; com coragem, porque nada é fácil
quando se quer seguir a Deus em um mundo que não é Deus quem reina; e entendimento,
uma vez que é preciso, desde já, entender que o caminho de Deus não é um
caminho de glórias nem de benefícios, mas de sofrimento, suplícios e dores.
Deus teológico.
Antes de qualquer
coisa é preciso entender o que quer dizer teologia. A palavra se torna comum no
meio religioso e mesmo fora dele todos pensam que sabem do que se trata, mas
ninguém ou quase ninguém consegue definir o que vem a ser teologia. Não creio
que a melhor forma de conceituar teologia seja “o estudo de Deus”. Isso não é
teologia. Teologia é, resumidamente, um esforço para compreender e verificar
Deus.
A palavra esforço é
extremamente importante. Esforço não traz certeza, apenas a certeza de que
faremos o melhor possível. Por mais que na ciência conforme hoje a entendemos,
esse esforço seja o que mais coerentemente precisa acontecer, não é assim que a
coisa é aceita. A ciência atual não produz esforços, se produz certezas, mesmo
que elas mudem diariamente com o sabor do vento. Quem nunca percebeu que
cientistas dizem que o café faz mal à saúde nesse mês e no próximo mês estudos
comprovam que o café, ao contrário, faz bem? Mesmo assim, o primeiro estudo é
publicado como uma certeza até que venha outra certeza e tome o seu lugar,
mesmo que seja uma nova certeza contraditória.
A teologia não é
assim. Ela não produz certezas justamente porque a certeza de Deus é uma
questão de fé. Temos diversas certezas sobre Deus, nenhuma delas é vinda de um
instituto teológico, todas são vindas da Igreja deixada pelo próprio Cristo,
Deus encarnado, à Igreja Católica. Tudo o que está em volta e que a Igreja não
atesta como certeza, não o é e apenas é uma possibilidade teológica em que cada
um pode opinar livremente lembrando que existe, ainda, uma série de questões
que a Igreja pede que sejam consideradas e que são encaminhadas para todos os
católicos, como uma sugestão e um pedido. Não se nega um pedido e uma sugestão
de uma mãe, primeiro porque ela é mãe e só isso já seria suficiente, segundo
porque ela é imensamente mais sábia e vivida e pelo menos levar em consideração
sua opinião não é uma má ideia.
Enfim, um Deus
teológico é um Deus que pretende Se mostrar a cada um de nós como um Deus
acessível dentro do possível, dentro do que nossa razão nos permite.
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