segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como anda o retorno dos Anglicanos dos EUA para A verdadeira Igreja.


Anglicanos dos EUA: Um passo avante no retorno à Igreja de Roma

Vamos lá às notícias que ninguém vê em jornal nenhum por que não interessa a ninguém informar que os protestantes mais conscientes voltam para  a Igreja, isso da mesma forma como o filho que esbanja tudo, mas consegue perceber isso e volta para casa.

No próximo dia 1° de janeiro receberão o ordinariato

BALTIMORE, sexta-feira 18 novembro, 2011 (ZENIT.org) – Os anglicanos residentes nos Estados Unidos que desejam voltar à plena comunhão com a Igreja Católica, receberão um ordinariato no próximo dia 1° de janeiro.

O anúncio foi feito terça-feira, 15 de novembro, pelo cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, DC, durante a reunião plenária de outono da Conferência Episcopal dos EUA, realizada em Baltimore.

O cardeal Wuerl é o delegado para a implementação do Anglicanibus Coetibus nos Estados Unidos. Se trata da Constituição Apostólica do Papa Bento XVI do 2009, indicando às comunidades anglicanas as modalidades para entrar na Igreja Católica, através do estabelecimento de ordinariatos pessoais, um novo tipo de estrutura canônica.

Tais ordinariatos correspondem a regiões geográficas semelhantes às dioceses, mas tipicamente nacionais no objetivo. O ordinariato foi criado na Inglaterra, o segundo surgirá nos Estados Unidos.

As paróquias dos ordinariatos são católicas, ainda que mantendo elementos da herança anglicana, especialmente nas práticas litúrgicas. Não serão aceitas, no entanto, exceções sobre o celibato sacerdotal, que permanecerá a norma também para os futuros candidatos ao sacerdócio deste grupo.
Os ordinariatos serão guiados por um "ordinário" que terá um papel semelhante ao do bispo, mas poderá ser um sacerdote ou um bispo. O ordinário para os Estados Unidos será nomeado sempre no dia 1° de janeiro.

"Estou convencido de que o Ordináriato - disse o Cardeal Wuerl - será uma verdadeira expressão da Igreja Católica."

O arcebispo de Washington disse que diferentes comunidades episcopais decidiram pegar a estrada antes de entrar em plena comunhão com a Igreja de Roma, enquanto que as comunidades pertencentes à Diocese de Fort Worth e à arquidiocese de Washington já concluíram o percurso de acolhida.

Segundo as estimativas do cardeal, 2.000 fiéis ex-anglicanos poderiam ser os primeiros membros acolhidos no Ordinariato, que será eregido no modelo existente de Nossa Senhora de Walsingham, na Inglaterra e País de Gales.

Nenhum comentário: