sábado, 6 de julho de 2013

Um jantar dos sonhos no Vaticano para os pobres de Roma

Ceia nos jardins, organizada pelo Círculo de São Pedro, tem banda de música e é servida por príncipes e por um cardeal
Por Sergio Mora

ROMA, 03 de Julho de 2013 (Zenit.org) - Não foi um sonho, mas um jantar dos sonhos. Na noite desta segunda-feira, cerca de duzentas pessoas, entre mendigos e “novos pobres” da atual crise financeira, foram convidadas a jantar nos jardins do Vaticano, aos pés da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

O cardeal Giuseppe Bertello, presidente do governo da Cidade do Vaticano, deu as boas-vindas aos convidados em nome do papa Francisco e abençoou o jantar. “Como vocês sabem”, disse o cardeal Bertello, “esta é a casa de vocês e nós os recebemos com alegria. Nossa Senhora, diante de nós, nos olha com serenidade. É o mesmo olhar que eu desejo a todos vocês e àqueles que cuidam de vocês com tanto amor”.

Entre os convidados, havia mendigos e vítimas da chamada “nova pobreza”: pessoas que até pouco tempo atrás tinham certa estabilidade, mas se tornaram pobres devido a algum acontecimento inesperado: um acidente, um divórcio, a perda do emprego...

O jantar foi organizado pelo Círculo de São Pedro e aconteceu pela primeira vez no Vaticano. Dois anos atrás, os leigos do círculo tinham preparado outra ceia em São João de Latrão, com a presença do cardeal Angelo Sodano.

O Círculo de São Pedro nasceu em Roma em 1869, por iniciativa de um grupo de jovens da alta burguesia e de famílias nobres romanas que queriam mostrar ao mundo a sua fidelidade ao pontífice, então Pio IX. Era um momento muito difícil da história do papado e da Igreja. Fidelidade incondicional à Igreja e ao Romano Pontífice é o traço distintivo do grupo, cujo lema é Oração, Ação e Sacrifício.

O bonito ambiente do jantar contou com mesas e toldos brancos na esplanada aos pés da gruta de Lourdes, muito perto do local em que o papa emérito Bento XVI vive retirado. A ceia foi servida ao entardecer do verão romano, ainda com luz natural, conforme relatou a ZENIT um dos participantes.

O príncipe Leopoldo Torlonia e o assistente eclesiástico do Círculo de São Pedro, mons. Franco Camaldo, serviram as diversas mesas, junto com uma centena de membros do círculo. Durante o evento, parte da banda da Gendarmaria do Vaticano tocou ao vivo.

“Houve um primeiro prato; um segundo prato, com carne que podia ser comida também por pessoas de outras religiões; uma sobremesa, um espumante para o brinde. Havia também algumas bolsas com frutas para que os convidados levassem depois, e outro presente, que continha vários doces”, contou nosso entrevistado.

Para o Círculo de São Pedro, doar alimentos aos necessitados é habitual. “Todos os dias, em nossos três refeitórios econômicos, nós alimentamos quem nos procura. Não perguntamos qual é a sua nacionalidade, nem a religião, nem nada. Eles apenas chegam com um cupom que nós distribuímos nas paróquias”, explicou a ZENIT um dos organizadores.

“Essas pessoas foram convidadas dentre os frequentadores dos nossos refeitórios econômicos e de um centro nosso de atendimento multifuncional. Nós fomos buscá-los com quatro ônibus em quatro pontos da cidade. Por volta das 10 da noite, todos os convidados foram levados de volta até esses mesmos pontos”.

Poucos dias antes, na missa da festividade de São Pedro e São Paulo, o cardeal Versaldi tinha recordado ao Círculo de São Pedro o dever de dar testemunho do amor de Cristo nas periferias da Igreja. “Com a sua associação, vocês estão presentes como leigos na Igreja: as periferias do mundo estão ao seu alcance, são lugares que vocês frequentam. O dever do testemunho lhes pertence, para ser credíveis no mundo e para manifestar o amor misericordioso de Cristo”.

Nenhum comentário: