sábado, 19 de janeiro de 2013

Divagando sobre o sofrimento. Quarta parte. Tristeza, dom de Deus.



Dia desses, lendo um pouco sobre o sofrimento, me deparei com a seguinte frase que não encontrei autor:

A tristeza é dom de Deus. No início Deus deu esse dom para o homem, para quando ele ficasse triste ele voltasse para a verdadeira felicidade. Deus ama tanto o homem que ele jamais quer perdê-lo.

O sofrimento é sentimento e estado muito questionado pelo homem desde o princípio. Obviamente que não entendido pela maioria e manipulado por alguns para atacar Deus. A ideia é simples: a partir do momento que somos criaturas e Deus é O Criador, a partir do momento em que Deus é onipotente e onisciente, impossível não chegar à óbvia conclusão de Deus não é bom pelo simples fato de que sofremos.

Não é uma sequência difícil de seguir, pense bem: Deus em Sua onipotência pode acabar com o sofrimento, mas não acaba. Deus em Sua onisciência sabe que iremos sofrer, mas não usa Sua onipotência para acabar com esse sofrimento e nos deixa sofrer. Se Deus nos permite o sofrimento, fica muito claro que Deus não é bom. Se Deus não é bom como afirmam as religiões, então elas são falíveis. Se são falíveis podem estar errando inclusive quanto a existência desse Deus que dizem ser bom, mas não é porque permite o sofrimento. Simples, não?

A sequência falaciosa que fiz acima é repetida inúmeras vezes de forma mais rebuscada, obviamente, para fisgar os desavisados e armar os mais espertinhos que querem ter munição contra a religião. Isso, falemos de religião como um todo para depois irmos para a Igreja Católica que é o que interessa aqui.

Voltando à frase destacada acima, temos que é difícil para cada um de nós termos um Deus que nos dá um dom da tristeza. Porque Deus quereria que sofrêssemos? Porque Deus quereria que nos entristecêssemos?

O sofrimento é dom. Entender isso é condição indispensável para entender Deus e o catolicismo (agora sim, vamos a ele).

Deus morreu para nos salvar. Deus não ressuscitou para nos salvar. O que celebramos na missa, por exemplo, é a memória da ressurreição e a verdadeira crucificação de Cristo. Não outra crucificação, mas a mesma que Ele sofreu a mais de dois mil anos. Entender isso depende de um estudo do tempo que Santo Agostinho faz primordialmente em sua obra eterna e autobiográfica intitulada Confissões, mais especificamente no livro XI.

Pois bem, quando Cristo morreu para nos salvar, morreu com extremo sofrimento. Já se perguntaram por que Cristo tinha que sofrer tanto para nos salvar sendo que a onipotência de Deus permite que bastaria Sua vontade para que todos fôssemos salvos? Pois então, houve um motivo para que Cristo tanto sofresse na Cruz (ler artigo Jesus tinha que morrer para nos salvar? Porque?). Esse motivo, resumidamente, era simples: pelo sofrimento se paga a pena temporal pelos pecados cometidos. Diria o incrédulo agora mesmo: mas vocês crentes (eles não perdem a mania de chamar assim achando que é pejorativo) não consideram que Deus é perfeito? Então como poderia ele ter que pagar temporalmente pelos pecados cometidos? Se pensaram assim, por favor, usem um pouquinho da massa cinzenta tão esquecida nesse seu cérebro. Acabamos de dizer que Ele morreu para nos salvar, por obviedade que o sofrimento de Cristo foi o pagamento pelo pecado temporal da humanidade, não Dele que não tinha, não tem nem e nunca terá pecado algum justamente por ser Deus.

É nesse ponto que bifurcam o catolicismo e o protestantismo, seja ele de qual das cinquenta milhões de denominações for. Pensam muitos que Cristo morrendo na Cruz, com tal e qual sofrimento, pagando temporalmente por nossos pecados, nos salvou definitivamente e daqui pra frente basta crer para garantir a definitiva salvação.

Agora preciso confessar uma coisa: nunca entendi porque essa salvação por simples crença em Cristo só atinge denominações protestantes (segundo eles, claro). Se basta crer para ser salvo, porque ir à cultos? Porque o católico não está salvo, já que crê? Bom, mas ai já é outra história e outro artigo.

Voltando ao tema, Cristo pagou pelos pecados temporalmente através do Seu sofrimento sim, contudo não foram os meros pecados que cometemos todo dia liberando-nos a cometê-los daqui pra frente com a salvação garantida. Nada disso! Cristo pagou temporalmente com Seu sofrimento pelos pecados, mas não para toda a humanidade (nisso os protestantes seguem o catolicismo), pagou os pecados para aqueles que O aceitam. A partir daí não quer dizer que são só flores.

A grande questão é que todo pecado vem da vontade de ser Deus. Explico! A partir do momento que você pretender ir contra a lei de Deus, que é Criador, você está pecando indo contra as leis sob as quais fomos criados. Quando um engenheiro concebe um relógio para não ser molhado, se você vai contra as leis do criador daquele projeto e enfia o relógio em um tanque, simplesmente você corrompe com aquela criação. Quem estabelece as leis para a criação é o criador. Acho que ficou bem claro!

O pecado, então, é a vontade de ser o Criador, isso porque você pretende mudar as leis daquela criação, no caso nós mesmos. O pecado original, claramente foi isso. Adão e Eva comeram o fruto proibido (que não era necessariamente uma maça) não porque estavam com fome ou se esqueceram da lei, mas porque queriam conhecer tanto quanto ou mais que Deus (Gn 3, 5). Esse pecado foi tão grande que pena temporal alguma, de homem algum, martírio algum de qualquer que fosse o ser humano ou de uma legião de seres humanos poderia pagar. O pecado foi de tal amplitude que só o sofrimento do próprio Deus poderia pagar por tamanha petulância da própria humanidade. Eis ai um Deus tão bom que permite a própria humilhação se tornando humano e depois o sofrimento extremo para salvar a humanidade que O renega até hoje.

A partir desse dia, a partir do dia em que Deus sofre na Cruz um sofrimento aterrorizante, Ele nos abre as portas dos céus para que, aceitando-O possamos seguir Seus passos e não só ganhar o reino dos céus, mas fazer parte, intimamente, desse plano salvífico como membros em profunda unidade.

Para chegar a tanto precisamos merecer. Cristo nos abre essa oportunidade quando sofre e morre por nós na Cruz. Devemos fazer a nossa parte a partir de agora. Continuamos pecadores e continuamos a ser o soldado que finca a lança no lado de Cristo quando pecamos, contudo agora temos a possibilidade do perdão através de um profundo e verdadeiro arrependimento que vem após um não menos profundo exame de consciência. Só isso? Não. Após isso a confissão com um sacerdote, a absolvição e a penitência que é justamente um pequeno tipo de pagamento pela pena temporal, afinal toda criança quando desobedece precisa de um pequeno “sermão”, castigo ou até uma palmada para lembrar temporalmente que aquele erro não deve mais ser cometido.

Ai está o sofrimento e o porquê dele. O sofrimento nada mais é do que Deus nos dando a palmada necessária para que possamos, como acontece com os pais em relação aos filhos, nos ajudar a crescer como pessoas realmente dignas da bondade desse Deus que morre por nós.

É assim que a tristeza, motivo desse artigo e centro da citação acima, é dom. A tristeza é dom porque leva ao sofrimento. Esse sofrimento deve ser elevado e oferecido a Deus, a verdadeira e única felicidade, para ser convertido em pena temporal e salvação das almas: a sua e do resto da humanidade.

Nenhum comentário: