quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Avaliação do SUS. Encomenda? Será?

Hoje, ouvindo a rádio quando ia trabalhar me deparei com um notícia: população avaliou o SUS e a pessima avaliação ficou por conta de quem não utiliza o sistema. A justifica veio, obviamente da forma que mais conveio, eis a lógica deles: se eles não utilizam e consideram ruim, quer dizer que fatores externos fazem parte de sua avaliação, portanto só avaliam de forma ruim porque são influenciados pela mídia. Grande conclusão.

Eis o excerto de texto que fala sobre o assunto:

"O Sistema de Indicadores de Percepção Social mostra também que as avaliações são melhores quando o entrevistado já passou por atendimento em um desses serviços ou acompanhou familiares na busca pela rede pública. Na opinião de 30,4% dos pesquisados, os serviços prestados são bons ou muito bons, proporção maior de avaliações positivas se comparado àqueles que declararam não ter utilizado o SUS (19,2%). Dos que se beneficiaram da rede pública, 27,6% avaliam como ruim ou muito ruim, ante 34,3% daqueles que não utilizaram os serviços. "A experiência de utilização de fato influencia na avaliação", diz Luciana."
(Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/09022011/25/manchetes-populacao-ve-acesso-sus-dificil.html)

A tal Luciana é técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea que foi o Instituto que fez a pesquisa.

Eu dou outra explicação para que os que não utilizam o sistema o avaliem como ruim. Minha tese é a seguinte: já utilizaram e/ou tem pessoas muito próximas que utilizaram e devido a considerar que o sistema poderia ser melhor resolveram testar o particular, já que tinham condições para isso. Pronto! Descobriram que o particular tem vários problemas mas que esses problemas são mínimos perto do SUS. Ai vem a avaliação. Tudo questão de parâmetro de avaliação.

Como é que querem que uma pessoa que nunca usou outro sistema avalie esses mesmo sistema? Qual parâmetro vai usar? Será que a pesquisa e a conclusão foram encomendadas? Será?

Nenhum comentário: