sexta-feira, 1 de junho de 2018

Maldito o homem que confia no homem!


Existe um certo padrão ao questionar a posição da Igreja para interpretação bíblica:

"Maldito o homem que confia no homem! Não acredito no papa, acredito em Jesus! Não preciso da Igreja, só de Jesus!" Etc. 

Os padrões de reação física de qualquer pessoa que fica indignada são os de ficar inquieto, perder a paciência ou mesmo não conseguir raciocinar direito para rebater. Normalmente é o que acontece quando a discussão envolve religião, futebol e política.

Só que não pode ser assim.

A própria frase já traz consigo uma incoerência sem tamanho. 

Como pode ser maldito o homem que confia no homem e isso ser o motivo para ele não confiar no Papa, sendo que quem diz uma desconformidade dessas está confiando mais em si mesmo do que em qualquer pessoa natural ou sobrenatural?

Quando alguém diz algo parecido acaba dizendo que confia mais na sua própria opinião e dá crédito demais a si mesmo.

Eu ainda não quis entrar na polêmica de que quem costuma dizer esse tipo de coisa normalmente segue alguma religião ou seita protestante. Se é assim, normalmente está seguindo o que o pastor falou sobre a Bíblia. Até onde eu sei o pastor é uma pessoa, é um homem.

Quando se entrega um versículo que esse indivíduo incoerente nunca viu e que dá um nó na doutrina protestante, na pequena cabeça dele e que ele não sabe interpretar, a primeira coisa que diz é: "Nunca tinha visto esse versículo, mas vou perguntar para o meu pastor."

Sem contar a incongruência da frase ao dizer que não precisa da igreja, só de Jesus. Mas essa pequena afirmação que equivale a dizer que o círculo quadrado, fica para um outro texto em um outro dia.

Nenhum comentário: