segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Haiti é aqui!

Hoje ouvi pelo rádio, de novo, a notícia de que o dinheiro destinado a resolver parte dos problemas ocorridos em Angra dos Reis na virada do ano, ainda não chegou. Claro que o informe era sobre a verba governamental do governo Federal.

Fiquei pensando o quão incríveis são as pessoas, e o quão manipuláveis também.

Todos os dias, em qualquer jornal seja televisionado de qualquer emissora, pelo rádio ou escrito, ouvimos, vemos e lemos que em tal cidade choveu mais em uma tarde do que era previsto para o mês inteiro. Mesmo assim, mesmo ouvindo isso todos os dias, a notícia ainda é dada de forma alarmante e trata-se a informação como um dado excepcional e fora do controle humano. Mas se acontece todo dia não era previsível?

A mesma coisa com as casas e demais construções erigidas em locais inapropriados. Se você for em qualquer dessas Agências ou Secretarias fiscalizadoras, vão dizer que já avisaram e multaram. Que já estão tomando as providências para a retirada dessas construções e tudo ficará bem. Mais ou menos ao estilo felizes-para-sempre dos contos de fadas. Quem sabe se trata de estórias da carochinha?

Nada de concreto é feito até que desabe tudo. Na verdade de concreto nesse caso só as construções mesmo. Desculpe... foi um trocadilho bem pobre mas eu não resisti.

Aí acontece uma catástrofe como aquela de Angra dos Reis e um mês depois ainda não há um centavo de verba para a reconstrução. Em compensação há horas de discursos do nosso hipertenso presidente e de nossa terrorista pré-candidata.

Por outro lado, cerca de dez dias após Angra dos Reis acontece uma catástrofe de amplas proporções no Haiti. O país fica bem em cima de um encontro de placas tectônicas e ninguém poderia imaginar que um dia isso ia acontecer. Incrível o grau de evolução de nossa ciência! Ou será alarmante?

Nosso amado Brasil, solidário como sempre, já destinou em caráter de emergência o dinheiro para o Haiti. Não que eles não mereçam, claro que merecem, são seres humanos como nós, mas onde ficou a burocracia do dinheiro de Angra? Foi ai que eu descobri que Caetano Veloso sempre esteve certo: O Haiti é aqui!

Um comentário:

Luciene disse...

Muito bom. Eu nunca tive dúvidas em relação ao Brasil que não é o Brasil, ou seja o nosso "querido" presidente enxerga tão além que até pra ajudar os olhos dele e de seus assessores veem além-mar apesar da grande extensão que tem o nosso Brasil que também tem sofrido com grandes problemas geográficos e climáticos. E assim vai... Quem sabe, algum dia um deles olhe para o chão brasileiro e para os irmãos que tanto necessitam de ajuda... Como você mesmo disse: Não que os outros não mereçam, mas já que vamos ajudar que ajudemos de verdade. "É Caetano sempre teve razão."