segunda-feira, 27 de julho de 2009

No Vietnã polícia ataca e prende católicos que restauravam sua paróquia.

A Igreja local condena a violenta ação policial

DONG HOI, Vietnã, quarta-feira, 22 de julho de 2009 (ZENIT.org).- A polícia do Vietnã impediu pela força e deteve um grupo de católicos que construíam uma estrutura provisória no recinto da igreja em ruínas da paróquia de Tam Toa, na cidade vietnamita de Dong Hoy, nesta segunda-feira, 20 de julho.

“Mais de vinte católicos foram agredidos fortemente, introduzidos em veículos militares e presos”, declarou o secretário da diocese de Vinh, Pe. Antoine Pham Dinh Phung.

Na segunda-feira pela manhã, 150 católicos da paróquia de Tam Toa estavam construindo uma estrutura temporária para o culto e para atender as necessidades religiosas. Haviam colocado uma cruz e um altar no interior do recinto da igreja em ruínas.

Mais de cem policiais e agentes de segurança chegaram ao local, os impediram de continuar com suas tarefas e os que resistiram receberam golpes de fuzis e cacetetes, além das bombas de gás lacrimogênio.

Os funcionários derrubaram a cruz de madeira e atacaram algumas mulheres que tentavam evitar que fosse levada, segundo informa a agência UCANews.

Também foram levadas lâminas de ferro e outros materiais de construção, assim como dois geradores.

O responsável pelas atividades pastorais da paróquia afetada, Pe. Pierre Le Thanh Hong, pediu a todos os católicos do lugar que rezem pelos fieis dessa paróquia, “especialmente pelos que foram feridos e detidos no incidente”.

O sacerdote acrescentou que muitas câmeras de católicos também foram confiscadas.

A igreja de Tam Toa tem um significado especial para os católicos do Vietnã. Sua presença está documentada desde o ano 1631 e no século XVII era a maior da região, com 1.200 fieis.

O atual edifício, de estilo português, foi inaugurado em 1887 e era considerado como uma das igrejas mais belas do país, segundo a agência AsiaNews.

Foi danificada por um bombardeio norte-americano em 1968, durante a Guerra do Vietnã. Só sua torre e suas paredes permanecem de pé.

Desde o final da guerra, os católicos locais celebram Missa no interior do terreno da igreja ao ar livre ou em seus lares.

A paróquia não teve nenhum sacerdote residente entre os anos 1964 e 2006, até que o padre Hong foi destinado a servir nessa área, que atualmente conta com cerca de mil fieis.

Em 1997, o Governo declarou o lugar como local histórico, sem a aprovação da Igreja local, como mostra dos crimes de guerra realizados pelos Estados Unidos.

Isso implicava que o recinto se converteria em propriedade pública, mas os fieis insistem em que pertence à Igreja.

O Padre Hong enviou um informe sobre o incidente ao bispo de Vinh, Dom Paul Marie Cao Dinh Thuyen.

O secretário da diocese também enviou, nesta terça-feira, uma carta ao Comitê Popular da província de Quang Binh, da qual Dong Hoy é capital.

Nela, Pe. Phung afirma que a Igreja local se opõe com força e condena a violenta ação policial, as prisões e as confiscações dos pertences da Igreja.

Também urge para que as autoridades provinciais libertem imediatamente os presos, destacando que as pessoas feridas requerem de cuidados médicos, e pede que sejam devolvidos à Igreja todos os bens confiscados.

“Se nossos requerimentos não forem atendidos, o governo provincial deverá responsabilizar-se completamente ante a lei”, acrescenta o texto.

O superior provincial dos redentoristas, Pe. Vincent Pham Trung Thanh, também enviou uma mensagem aos oficiais diocesanos e aos católicos.

Recentemente, o bispo Thuyen conversou com autoridades provinciais sobre as propriedades da Igreja, ainda que os detalhes dessas conversas não se tornaram público.

Em janeiro, o prelado decidiu estabelecer uma paróquia e restabelecer cinco sub paróquias cujos edifícios se encontravam em ruínas.

Em 2 de fevereiro, o bispo, 14 sacerdotes e cerca de mil católicos celebraram a Eucaristia na igreja de Tam Toa apesar das ameaças das autoridades.

Os rumores sobre um projeto para transformar esta igreja em um complexo turístico contribuíram para aumentar as tensões.

Nenhum comentário: