quinta-feira, 12 de julho de 2012

Então a CUT vai para as ruas defender mensaleiros?!!!

Esses dias eu estava dando uma rodada pelos assuntos do dia, como faço sempre pela internet, e percebi um grande alvoroço em volta do tema CUT. Não que alvoroços em torno da CUT me surpreendam, mas é que quando o assunto é CUT ou UNE pode esperar que coisa boa não é.

Minhas suspeitas tinham motivo de ser. No jornal Folha de São Paulo divulgou o óbvio ululante (não se se esse termo é apropriado lembrar pessoas indesejadas, mas na falta de outro fica esse mesmo). A Folha divulgou que a CUT irá para as ruas, se for o caso, para defender os acusados do mensalão. O título desse artigo tem uma única interrogação e várias exclamações justamente para demonstrar o quão retórica é aquela pergunta e todas as demais que serão feitas nesse texto.

A reportagem original pode ser encontrada nesse link.

O novo presidente da CUT, Vagner Freitas disse que o escândalo do mensalão visava à deposição de Lula. A CUT ameaçou ir às ruas caso o julgamento tivesse caráter político, sem definir o que caracterizaria o julgamento como "político" até porque, provavelmente não sabia, ou seja, a CUT está solidária com os mensaleiros. Alguma surpresa?

É importante lembrar que a CUT nasceu como uma espécie de braço sindical do PT nos anos 1980 e a maioria dos seus dirigentes é filiada ao partido.


“Nós vivemos um bom momento político e a estabilidade é importante para os trabalhadores”, disse o sindicalista. “Não queremos um
país desestabilizado por uma disputa político-partidária, entre o bloco A e o bloco B.”

Se isso acontecer, a central não ficará de braços cruzados: “A CUT é um ator social importante e não vai ficar olhando”, afirmou Freitas.
Em 2005, quando o escândalo do mensalão veio à tona, a CUT reuniu 10 mil pessoas em Brasília para uma manifestação em defesa do governo Lula. O protesto foi organizado logo depois da queda do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, um dos réus do processo no STF.

Nos últimos meses, sindicatos ligados à CUT serviram frequentemente de palco para os réus do mensalão apresentarem sua defesa. O próprio Dirceu foi a congressos estaduais da central neste ano para falar sobre a conjuntura política e o julgamento.

No ano passado, foi numa plenária da CUT em Guarulhos, na Grande São Paulo, que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares lançou uma campanha para mobilizar militantes em sua defesa.

E ai? Alguém ai tem alguma dúvida do motivo da existência da CUT nesta terra em que tudo dá, inclusive palmeiras onde canta o sabiá?



Nenhum comentário: