quarta-feira, 23 de maio de 2018

Ou guerra de nações ou guerra de utopias.


(Texto inspirado no capítulo V do livro "Hereges", de Chesterton).


A ideia de um governo único mundial não só é distópica mas também é absurda e incoerente. 

Dizem que em um governo mundial seria possível acabar com as guerras, acabar com diferenças fundamentais que fazem com que o ser humano destrua outro ser humano de diversas formas, acabar com diferenças de renda e classe, enfim, acabar com o ser humano como ser humano e instituir um ser humano dentro do socialismo premente.

Nós não conseguimos concordar um com outro nem com relação a colocar ou não uva passa no arroz, existem variedades de opinião nas artes e até na cor da roupa. Pode parecer exagero achar que esses pequenos motivos levariam à guerra, mas o que nos leva à guerra senão pequenos motivos que levam a outros pequenos motivos e o conjunto desses pequenos motivos forma um conjunto intransponível e disforme de opiniões sem concordância nenhuma por ambos os lados? Ficou difícil de entender? Eu explico: temos tantas pequenas diferenças uns com os outros que isso nos torna absolutamente individuais e é justamente quando essas pequenas diferenças não são aceitas de forma alguma por um dos lados é que a guerra acontece.

Se temos tantas diferenças e tantas variedades de opinião, porque não teríamos variedades de governo? A ideia de um governo mundial é simplesmente absurda e ridícula. Sempre uma grande maioria vai sair perdendo em prol dos benefícios de uma pequena minoria. Os protótipos de governo mundial são justamente os países que tentaram implementar o socialismo. Catástrofes governamentais e humanitárias aconteceram nesses países especialmente na União Soviética, China, Camboja e Cuba. Atualmente podemos citar a vizinha Venezuela.

A guerra nunca deixará de acontecer porque temos um governo mundial. O que vai acontecer é que teremos guerras por motivos cada vez mais banais.

Não há como impedir conflitos de nações e civilizações, justamente porque para conseguir isso seria preciso impedir um conflito de idéias. Impedir um conflito de idéias é tudo o que certos indivíduos querem, ou seja, implementar ditaduras de ideias. Isso já está acontecendo por aí.

Falando em ditaduras de ideias, alguém já parou para pensar em qual velocidade esse tipo de coisa está correndo? Não quero nem perguntar se você já percebeu que essas ditaduras de ideias estão presentes no nosso meio, só quero saber se você percebeu a velocidade que isso avança.

Não é à toa que Chesterton em seu livro "Hereges", no Capítulo V cravou a seguinte afirmação: "se não houvesse mais a moderna luta entre nações, haveria somente uma luta entre utopias."

Nenhum comentário: